quinta-feira, 30 de março de 2017

Portal Teologia & Missões

* Quando o Caráter não Suporta o Peso do Talento / Josué Gonçalves

 QUANDO O CARÁTER NÃO SUPORTA O PESO DO TALENTO 

O que é mais importante, o talento ou o caráter? Esta pergunta provoca uma outra: Qual das asas do avião é a mais importante, a da direita ou da esquerda? Com certeza você respondeu, as duas. Assim é com o talento e o caráter, os dois são imprescindíveis na construção do projeto de vida de qualquer pessoa. 

Pensando em construção, quanto maior e mais alto for o projeto de vida, mais tempo e dinheiro tem que se gastar no alicerce, na fundação, pelo contrario a construção será uma obra vulnerável e sujeita a desabafar provocando uma tragédia com prejuízos irreparáveis. O que o alicerce significa para a construção, o caráter significa para a vida de cada um de nós.

O caráter é aquilo que nos define como pessoa. Caráter tem a ver com verdade, integridade, lealdade, disciplina, coerência, prestação de contas, justiça, compromisso com valores inegociáveis etc. Talento é um dom, mas caráter é uma escolha. O seu caráter é o resultado das escolhas que você faz.

A razão porque muitas pessoas talentosas alcançaram sucesso rápido, porém, tudo acabou tão rápido, é porque elas não construíram uma trajetória de vida sobre base (caráter) sólida. O caráter é que garante sucesso duradouro. As pessoas que desejam construir uma história digna de ser lembrada como um exemplo a ser seguido, precisa freqüentemente atentar para as falhas do caráter que precisam ser reparadas. Em algum lugar ouvi a frase: “Uma fraqueza não corrigida, pode levar uma pessoa à falência moral amanhã.” Com razão a Bíblia diz: “O bom nome vale mais do que riquezas.” (Pv 22.21)

O caráter tem a ver com excelência, e na excelência não há arrependimento. Lembre-se, a vida é uma viagem e ninguém gosta de viajar ao lado de alguém cujo caráter não inspira confiança. Você é uma pessoa cujo caráter inspira muita confiança? Pessoas de caráter íntegro, trabalham só com a verdade, e quem trabalha só com a verdade constrói confiança.

Não basta ter uma voz privilegiada para cantar e um comportamento que revela deformidade de caráter. Não basta ter o dom de pregar e fazê-lo com extrema competência, mas não viver os princípios que propaga. Não basta ter carisma e o dom da simpatia, mas não inspirar confiança com suas atitudes. Não basta ser o melhor aluno, professor ou técnico e não ter compromisso com a verdade. O caráter é a base que deve sustentar o talento, sem ele tudo perde o seu verdadeiro valor.

Josué Gonçalves

Portal Teologia & Missões

About Portal Teologia & Missões -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :