terça-feira, 11 de outubro de 2016

Acervo da Teologia

* Elben Magalhães Lenz César ( 1942 - 2016) - Biografia


Faleceu nesta quinta-feira (6), o pastor Elben Magalhães Lenz César. Vítima de parada cardíaca, ele estava internado havia um mês no Hospital Madre Tereza, em Belo Horizonte, MG. Aos 86 anos o “Reve” como era chamado pelos amigos, deixou a esposa Djanira César, cinco filhas, dez netos e quatro bisnetos.
A nota oficial publicada no site da Revista Ultimato comunica que o culto de gratidão por sua vida será realizado na Igreja Presbiteriana de Viçosa, nesta sexta-feira (7) e o sepultamento acontecerá no Cemitério Colina da Saudade, em Viçosa, MG.

Biografia


Éber Lenz César em seu home office
O Apóstolo Paulo escreveu aos Gálatas que Deus o escolheu ou chamou para o ministério da Palavra antes mesmo dele nascer, e isto “por sua graça” (Gl 1.15). Eu também entendo que Deus me chamou para o ministério pastoral bem antes do meu nascimento, unicamente por sua graça, e me usou a despeito das minhas limitações e fraquezas.
Tudo começou com a conversão do meu avo, Belmiro de Araújo César (1878), em Recife, PE, um dos primeiro frutos dos esforços missionários do Rev. John Rockwell Smith (1846-1918), pioneiro do Presbiterianismo no Nordeste e Norte do Brasil. O jovem Belmiro foi um dos quatro primeiros alunos do recém fundado Seminário Presbiteriano do Norte, em Recife e um dos TRÊS primeiros pastores presbiterianos do Nordeste. Alguns dos seus treze filhos tornaram-se pastores. O mais novo deles foi o Rev. Benjamim Lenz de Araújo César, meu pai. Formado no Seminário Presbiteriano do Sul, em Campinas, SP, casou-se com Elvira de Magalhães, e foi pastorear a Igreja Presbiteriana Central de Campos, RJ (1926). Permaneceu em Campos até a sua morte, em 1979. Pastoreou a mesma igreja 32 anos e, depois, uma igreja filha, a do bairro Turfe-Clube, por mais 17 anos. Nesse ínterim, plantou várias outras igrejas em Campos e cidades próximas.
Os quatro filhos homens de Benjamim, pela graça de Deus, tornaram-se pastores (Elben, Kléos, Clebem e Éber). Eu, o caçula, nascido em 1942, sempre fui muito tímido, e nada indicava que viria a ser pastor. Decidi-me pelo ministério pastoral aos 18 anos, terminando o segundo grau (Científico, na época). Não houve nenhuma pressão ou indução da parte dos meus pais ou irmãos. Somente o contexto de uma família cristã que amava o Senhor, a igreja, a evangelização. Lembro-me, com saudades, dos cultos domésticos, e também dos missionários que meus pais hospedavam com frequência, e que, às vezes, ministravam a Palavra nos referidos cultos domésticos. Na adolescência, li as biografias dos mais notáveis missionários, tais como John Paton (1824-1907, Missionário Escocês nas Novas Hebridas), Hudson Taylor (1832-1905, Missionário inglês na China), David Livingstone (1813-1833, missionário e explorador escocês na África). Aos 18 anos, li Paixão pelas almas, de Oswald Smith (o “Dr. Missões”, pastor da Igreja do Povo, em Toronto, Canadá). Li também uma biografia de Billy Grahan. Deus usou estes livros para fazer-me cônscio e convicto de seu chamado.
Ordenação de Éber e Clebem Lenz César
Ordenação de Éber e Clebem
Em janeiro de 1961, o Presbitério de Campos aceitou-me como Candidato ao Ministério e enviou-me para o Seminário do Centenário, em Alto Jequitibá, MG. Formei-me em dezembro de 1965. Em 23 de janeiro de 1966, o Presbitério licenciou-me, ordenou-me e deu-me carta de transferência para o Presbitério de Juiz de Fora, MG, posto que eu tinha um convite para pastorear a Igreja Presbiteriana de Viçosa, MG, daquele Presbitério.

Primeiro templo da Igreja Presbiteriana de Viçosa
Primeiro templo da Igreja Presbiteriana de Viçosa
Esta igreja tinha sido plantada há 6 anos por meu irmão Elben. Ele estava partindo para um trabalho missionário em Porto Alegre, RS, e indicou-me como possível substituto seu em Viçosa. Guardando as proporções, senti-me como Josué substituindo Moisés. Meu irmão era muito querido e admirado em Viçosa e região, e eu… tão tímido e inexperiente. Entretanto, além da convicção da direção de Deus, eu fora encorajado pelo Rev. Augusto Gotardelo, amigo da família e pastor da Primeira Igreja Juiz de Fora, MG. No culto de minha admissão no Presbitério de Juiz de Fora, ele pregou sobre as palavras de Deus a Josué quando este substituiu Moisés: “… como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei… Tão somente sê forte e mui corajoso, para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem sucedido…” (Js 1.5-6).
Cantinho do Céu
Cantinho do Céu
Fui para Viçosa ainda solteiro, e morei sozinho na casa pastoral durante o primeiro ano de pastorado. Vez por outra, fugia para Alto Jequitibá, MG, para visitar a noiva, Márcia Sathler, filha do Rev. Adelino Sathler. Casamo-nos em 4 de fevereiro de 1967. Ela, desinibida e dotada, somou grande ajuda ao meu ministério, ensinando as crianças na Escola Bíblica Dominical, tocando harmônio, piano, acordeão ou violão, formando e regendo corais e/ou grupos musicais jovens. E tem sido assim por 46 anos…
Em Viçosa, além do pastorado da então única igreja evangélica da cidade, iniciamos pontos de pregação ou congregações em dois bairros, construindo um templo no bairro da Conceição (posterior- mente vendido à Assembléia de Deus) e uma cobertura de sapê, no bairro do Cantinho do Céu (hoje uma igreja organizada).
Nossa primeira filha, Cláudia, nasceu em Viçosa, em novembro de 1968, trazendo-nos grande alegria.


Família
Família
Eu e Márcia, minha esposa, somos profundamente gratos a Deus por nosso três filhos, genro, noras e netas. São todos crentes fieis, frequentes e ativos nas respectivas igrejas. A filha, Cláudia, nos ajudou por muitos anos no louvor e no ministério com crianças, e hoje colabora na Igreja P. Libertas, no Rio. Os dois filhos 
homens foram chamados para o ministério pastoral (quarta geração). Clinton, como referido acima, foi o plantador e é o pastor da Igreja Presbiteriana Libertas, em Copacabana, Rio de Janeiro. Benjamim é design e, formado no Seminário Presbiteriano do Rio, no ano passado (2011), foi licenciado Ministro do Evangelho, pelo Presbitério de Niterói (maio/2012). Aguarda a Ordenação. Moramos todos no Rio de Janeiro. É uma grande graça de Deus!.
Em todo o nosso ministério, já de 46 anos, nossa ênfase tem sido essencialmente bíblica e cristocêntrica, conclamando o povo de Deus a viver realmente os ensinos do Senhor Jesus Cristo e da Bíblia de modo geral. Oramos sempre por um Avivamento bíblico e duradouro.
Nos primeiros anos, fomos fortalecidos e treinados em muitos aspectos nos Seminários do SEPAL (Serviço de Evangelização Para a América Latina) e do Instituto Haggai. Tivemos o privilégio de participar do CLADE II, em Quito, no Equador. Em 1994, antes de assumir o projeto de plantação da Igreja Presbiteriana Luz do Mundo, as igrejas da parceria exigiram, ou melhor dizendo, nos proporcionaram a mim e a minha esposa o privilégio de um treinamento e teste num Assessment Center (Centro de Avaliação), em Atlanta, Geórgia, USA. A Spanish River Church, de Boca Raton, FL, exige tal treinamento dos pastores que apóia.
Durante os anos que passamos em Recife, PE, tive o privilégio de ensinar  HGB – História e Geografia Bíblia no Seminário Presbiteriano do Norte. Posteriormente, Deus me concedeu a alegria de publicar um livro com este mesmo título. Escrevi também Passando Pelo Vale ÁridoEncorajamento e Conforto para os que Sofrem. Veja a seção Livros.
Estou com 70 anos e o Presbitério já encaminhou ao Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil a solicitação de minha jubilação. A Constituição da Igreja permite que eu continue ministrando a Palavra e até pastoreando por mais alguns anos, “em havendo vigor”. Mas vamos ver como o Senhor, que sempre nos conduziu com clareza, nos conduzirá nesta fase. O fato é que “até aqui nos ajudou o Senhor”.

        


Acervo da Teologia

About Acervo da Teologia -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :