"AO CONTRÁRIO DE MUITOS, NÃO NEGOCIAMOS A PALAVRA DE DEUS VISANDO A ALGUM LUCRO; ANTES, EM CRISTO FALAMOS DIANTE DE DEUS COM SINCERIDADE, COMO HOMENS ENVIADOS POR DEUS". 2 Coríntios 2. 17



terça-feira, 4 de outubro de 2016

* Direitos Humanos / Definição


Direitos Humanos são um conjunto de princípios morais e normas sobre o comportamento humano, que serve de base para a criação de leis nacionais e internacionais. Entende-se que todo ser humano possui direito inalienável aos Direitos Humanos, ou seja, simplesmente pelo fato de ele ser, afinal, um humano, independente de origem étnica, credo, língua, local de nascimento ou qualquer outro fator.

Quem nunca ouviu a frase “direitos humanos para humanos direitos”? Pois é, pelo exposto acima esta frase é uma total incoerência por estar, a priori, discriminando os seres humanos entre direitos e errados. Esta é uma violação do 1º artigo da Declaração Universal de Direitos Humanos, que diz, entre outras coisas, que todas as pessoas são livres ao nascer e são iguais em termos de dignidade e de direitos.

Da mesma forma, qualquer ato de violência por vingança, como humilhação pública, justiça com as próprias mãos ou formação de grupo de vigilantes são atos totalmente contrários aos Direitos Humanos.

É comum ouvirmos a falácia de que os Direitos Humanos só servem para proteger criminosos, e que se não fosse pelos defensores dos Direitos Humanos, seria fácil controlar a criminalidade com leis ainda mais duras e ações ainda mais violentas contra os transgressores da lei. Este discurso é repetido geração após geração, mas os direitos humanos são pra todos, a maioria pessoas de bem, como o leitor deste texto.

Os Direitos Humanos são um campo filosófico muito importante para o avanço da sociedade humana, desvinculando-se de atitudes comprovadamente empiricamente e sociologicamente danosas às relações interpessoais. A igualdade e o respeito ao próximo são atitudes que devem ocorrer independente do status ou de qualquer outra forma discriminatória que alguém possa agir.

Por isso, o respeito aos Direitos Humanos e o completo entendimento dos mesmos é fundamental para quem estiver interessado em pensar em uma sociedade melhor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

500 ANOS DA REFORMA

500 ANOS DA REFORMA

Postagens populares

.

E SE FOSSE VOCÊ?

E SE FOSSE VOCÊ?

DOUTOR DA IGREJA GREGA - MAIOR PREGADOR DA IGREJA PRIMITIVA - MESTRE DA RETÓRICA, DA HOMILÉTICA!

DOUTOR DA IGREJA GREGA - MAIOR PREGADOR DA IGREJA PRIMITIVA - MESTRE DA RETÓRICA, DA HOMILÉTICA!
Você deseja honrar o corpo de Cristo? Não o ignore quando ele está nu. Não o homenageie no templo vestido com seda quando o negligencia do lado de fora, onde ele está malvestido e passando frio. Ele que disse "Este é o meu corpo" é o mesmo que diz "Tu me vistes faminto e não me destes comida" e «quantas vezes o fizestes a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim o fizestes» (Mateus 25:40)... Que importa se a mesa eucarística está lotada de cálices de ouro quando seu irmão está morrendo de fome? Comeces satisfazendo a fome dele e, depois, com o que sobrar, poderás adornar também o altar.

João Crisóstomo, Comentário sobre Mateus

♛ Uma das características mais recorrentes das homilias de João Crisóstomo (347-407) é sua ênfase no cuidado com os necessitados. Ecoando temas do Evangelho de Mateus, ele exorta os ricos a abandonarem o materialismo para ajudar os pobres, empregando todas as suas habilidades retóricas para envergonhar os ricos e obrigá-los a abandonar o consumismo mais conspícuo:


“Honras de tal forma teus excrementos a ponto de recebê-los em vasilhas de prata quando outro homem criado à imagem de Deus está morrendo de frio?”


— João Crisóstomo