terça-feira, 4 de outubro de 2016

Acervo da Teologia

* Direitos Humanos / Definição


Direitos Humanos são um conjunto de princípios morais e normas sobre o comportamento humano, que serve de base para a criação de leis nacionais e internacionais. Entende-se que todo ser humano possui direito inalienável aos Direitos Humanos, ou seja, simplesmente pelo fato de ele ser, afinal, um humano, independente de origem étnica, credo, língua, local de nascimento ou qualquer outro fator.

Quem nunca ouviu a frase “direitos humanos para humanos direitos”? Pois é, pelo exposto acima esta frase é uma total incoerência por estar, a priori, discriminando os seres humanos entre direitos e errados. Esta é uma violação do 1º artigo da Declaração Universal de Direitos Humanos, que diz, entre outras coisas, que todas as pessoas são livres ao nascer e são iguais em termos de dignidade e de direitos.

Da mesma forma, qualquer ato de violência por vingança, como humilhação pública, justiça com as próprias mãos ou formação de grupo de vigilantes são atos totalmente contrários aos Direitos Humanos.

É comum ouvirmos a falácia de que os Direitos Humanos só servem para proteger criminosos, e que se não fosse pelos defensores dos Direitos Humanos, seria fácil controlar a criminalidade com leis ainda mais duras e ações ainda mais violentas contra os transgressores da lei. Este discurso é repetido geração após geração, mas os direitos humanos são pra todos, a maioria pessoas de bem, como o leitor deste texto.

Os Direitos Humanos são um campo filosófico muito importante para o avanço da sociedade humana, desvinculando-se de atitudes comprovadamente empiricamente e sociologicamente danosas às relações interpessoais. A igualdade e o respeito ao próximo são atitudes que devem ocorrer independente do status ou de qualquer outra forma discriminatória que alguém possa agir.

Por isso, o respeito aos Direitos Humanos e o completo entendimento dos mesmos é fundamental para quem estiver interessado em pensar em uma sociedade melhor.


Acervo da Teologia

About Acervo da Teologia -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :