"AO CONTRÁRIO DE MUITOS, NÃO NEGOCIAMOS A PALAVRA DE DEUS VISANDO A ALGUM LUCRO; ANTES, EM CRISTO FALAMOS DIANTE DE DEUS COM SINCERIDADE, COMO HOMENS ENVIADOS POR DEUS". 2 Coríntios 2. 17



quarta-feira, 5 de outubro de 2016

* Dicionário de Ética Cristã / Carl Henry



Uma das grandes dificuldades na atualidade é saber como se portar diante de dilemas éticos: aborto, crime, delinquência juvenil, família, homossexualidade, racismo, socialismo, relativismo cultural, etc.

O “Dicionário de Ética Cristã”, publicado por Cultura Crista Editora, é obra imprescindível para auxiliar cristãos a se posicionarem diante destes debates éticos. Esta obra contém ensaios escritos por 263 eruditos evangélicos internacionais, abordando diferentes aspectos da ética cristã por meio de centenas de verbetes, tratando de temas importantes nesta área sensível, assim como muitos outros tópicos relacionados com a fé cristã.
A ampla, mas erudita abordagem dos temas, servirá de apoio para os que desejam aplicar a Escritura aos problemas éticos de nossos dias.

Abaixo, trechos do verbete “socialismo”, escrito por Edmund A. Opitz:

“A quintessência do socialismo moderno é a propriedade, por parte do governo, das propriedades produtivas e o gerenciamento e a direção centralizada da vida econômica. (...) O socialismo está em luta contra a Sociedade Livre... (...). O socialismo tem um plano que abarca tudo, que um grupo de homens com poder político devem impor sobre a massa dos cidadãos para que os alvos e propósitos desejados pela nação possam ser realizados. (...) O socialismo significa uma nação com duas espécies de homens: os poucos que detém o poder de dirigir as coisas e os muitos cuja vida é dirigida por outros homens. Que tipo de pessoa se adapta melhor à tarefa de encaixar a vida dos outros dentro do Plano? (...) O homem que tem a autoridade e o poder de colocar as massas em seu passo e punir os não conformistas terá de ser implacável o suficiente para sacrificar uma pessoa por um princípio. Os imperativos operacionais de uma ordem socialista exigem essa espécie de ação. (...) A distorção da visão cristã é óbvia aqui; o socialismo necessita uma religião secular para sancionar sua política autoritária, e substitui a ordem moral tradicional por um código que subordine o indivíduo ao coletivo. Essa inversão de valores tem a intenção de melhorar o bem estar econômico, mas em vão. O socialismo promete distribuir a abundância mas não sabe como produzi-la.”

Apresentação por: Franklin Ferreira 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

E SE FOSSE VOCÊ?

E SE FOSSE VOCÊ?

Postagens populares

.

DOUTOR DA IGREJA GREGA - MAIOR PREGADOR DA IGREJA PRIMITIVA - MESTRE DA RETÓRICA, DA HOMILÉTICA!

DOUTOR DA IGREJA GREGA - MAIOR PREGADOR DA IGREJA PRIMITIVA - MESTRE DA RETÓRICA, DA HOMILÉTICA!
Você deseja honrar o corpo de Cristo? Não o ignore quando ele está nu. Não o homenageie no templo vestido com seda quando o negligencia do lado de fora, onde ele está malvestido e passando frio. Ele que disse "Este é o meu corpo" é o mesmo que diz "Tu me vistes faminto e não me destes comida" e «quantas vezes o fizestes a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim o fizestes» (Mateus 25:40)... Que importa se a mesa eucarística está lotada de cálices de ouro quando seu irmão está morrendo de fome? Comeces satisfazendo a fome dele e, depois, com o que sobrar, poderás adornar também o altar.

João Crisóstomo, Comentário sobre Mateus

♛ Uma das características mais recorrentes das homilias de João Crisóstomo (347-407) é sua ênfase no cuidado com os necessitados. Ecoando temas do Evangelho de Mateus, ele exorta os ricos a abandonarem o materialismo para ajudar os pobres, empregando todas as suas habilidades retóricas para envergonhar os ricos e obrigá-los a abandonar o consumismo mais conspícuo:


“Honras de tal forma teus excrementos a ponto de recebê-los em vasilhas de prata quando outro homem criado à imagem de Deus está morrendo de frio?”


— João Crisóstomo