quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Acervo da Teologia

* Almirante Coligny / Biografia




Almirante, influente estadista e líder dos calvinistas franceses, os huguenotes, nascido em Châtillon-sur-Loing, um dos membros da ilustre Casa dos Coligny, responsável pela a criação (1555), de uma colônia de huguenotes, protestantes franceses, no Rio de Janeiro, que acabou destruída pelos portugueses. De origem católica, era filho do marechal francês Gaspard I de Coligny, serviu na Itália e casou-se (1547) com Charlotte de Laval, filha do conde Guy XVI de Laval

Converteu-se ao protestantismo, mas sua conversão, no entanto, foi mais política do que religiosa. Com a missão de formar uma nação protestante no novo continente, veio ao Brasil (1555) e foi o fundador do Fort-Coligny, durante a invasão francesa no litoral fluminense e, assim, é considerado por muitos como verdadeiro fundador da cidade do Rio de Janeiro. 

Foi derrotado em uma guerra contra a Espanha, onde permaneceu prisioneiro dos espanhóis durante dois anos (1557-1559). Participou da guerra civil religiosa (1562), que resultou na paz de Saint-Germain, vantajosa para os huguenotes. De volta à corte (1571), passou a exercer grande influência sobre o rei Carlos IXCatarina, mãe do rei, e o duque de Guise, seu tradicional inimigo, tramaram um frustrado atentado contra ele. Temendo ser descoberta, Catarina convenceu o filho de que os huguenotes preparavam uma vingança contra ele. 

Em um acesso de raiva, o rei ordenou o assassínio dos líderes huguenotes, o chamado massacre da Noite de São Bartolomeu. Assim o conde de Colignybarão de Beaupont & BeauvoirMontjuif, Roissiat, Chevignat, entre outras títulos, foi assassinado na madrugada de 24 de agosto, por mercenários de Henrique de Guise que invadiram sua casa, em Paris.




Acervo da Teologia

About Acervo da Teologia -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :