"AO CONTRÁRIO DE MUITOS, NÃO NEGOCIAMOS A PALAVRA DE DEUS VISANDO A ALGUM LUCRO; ANTES, EM CRISTO FALAMOS DIANTE DE DEUS COM SINCERIDADE, COMO HOMENS ENVIADOS POR DEUS". 2 Coríntios 2. 17



quinta-feira, 8 de setembro de 2016

* John Gill / Biografia & Obras


John Gill

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

John Gill
John Gill (Kettering, Northamptonshire, 23 de novembro de 1697 - 14 Outubro 1771)  foi o autor de uma análise da Bíblia, An Exposition of the Old and New Testament.
Seu pai era diácono da igreja batista de Kettering. Desde cedo ele foi colocado na escola, mas sofreu com o preconceito dos clérigos que dirigiam o local. Ele tentou entrar para um seminário, mas foi rejeitado por ser muito jovem. Ele continuou os estudos por conta própria, e, aos dezenove anos de idade, já havia lido todos os principais clássicos em grego e latim, e havia estudado lógica, retórica, filosofia natural e filosofia moral, além de ter conhecimento da língua hebraica.
Seus interesses, porém, eram a religião, e ele logo ingressou na igreja batista de sua cidade, logo se tornando um ministro. Em 1719, ele foi ordenado na congregação batista de Horalydown, próxima de Londres.
Ele então se dedicou com ardor intenso ao estudo da literatura oriental, e, se associando a um rabino, leu os Targums, o Talmude e qualquer fonte de sabedoria rabínica que ele pudesse obter.
Ele viveu até os setenta e três anos de idade, morrendo em 1771.

Obras 


Em 1748 ele publicou Um Comentário sobre o Novo Testamento, em três volumes, pelo qual ele recebeu, da Universidade de Alberdeen, o diploma de doutor em divindade. Ele também publicou Um Comentário sobre o Antigo Testamento que, junto do comentário do Novo, forma um imenso livro de nove volumes. Seu próximo trabalho foi sobre um esquema de divindade prática e espiritual, em quatro volumes.

Com seu grande conhecimento da literatura rabínica, ele ilustrou várias passagens da Bíblia. De acordo com Horne, porém, Dr. Gill exagera ao apresentar, para uma mesma passagem, várias interpretações diferentes, o que pode levar um leitor menos hábil a pensar que o livro não tem nenhum significado preciso.

Além destes trabalhos, ele também publicou um estudo sobre os cinco principais pontos do calvinismoCause of God and Truth, o livro A Dissertation on the Hebrew Language,Discourses on the Cantieles, e vários sermões.

Seus trabalhos mais importantes são:
  • A Doutrina da Trindade declarada e justificada (Londres, 1731)
  • A Causa de Deus e da Verdade  (4 partes, 1735-8), uma réplica para Daniel Whitby's sobre "cinco pontos"
  • Uma Exposição do Novo Testamento (3 vols., 1746-8), que com a sua exposição do Antigo Testamento (6 vols., 1748-63) faz um grande obra.
  • A dissertação sobre a Língua Hebraica (1767)
  • Um corpo doutrinal da divindade (1767)
  • Um corpo de teologia prática (1770).



DR. JOHN GILL  -  (1697 - 1771) 



Dr. John Gill permanece como um dos mais importantes e ao mesmo tempo mais mal compreendidos dos antepassados batistas. Sua espiritualidade era somente igualada com a intensidade com o qual o amavam ou o injuriavam

Ele nasceu em Kettering, Northamptonshire, Inglaterra, em 23 de novembro de 1697. Na sua juventude estudou no Kettering Grammar School, onde alcançou o grau de mestre em latim clássico, aprendendo o grego aos onze anos de idade. O jovem aluno continuou se auto-instruindo no campo da língua hebraica. Seu amor pelo hebraico seguiria por toda a sua vida. 

Aos 12 anos de idade, Gill ouviu um sermão de seu pastor, William Wallis, sobre a passagem de Gênesis 3:9 (E chamou o SENHOR Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?). A mensagem marcou Gill e eventualmente levou a sua conversão, mas somente sete anos depois, quando fez uma pública profissão de fé aos  dezenove anos de idade. 

Seu primeiro trabalho pastoral foi como assistente de John Davis em Higham Ferrers em 1718 quando tinha vinte e um anos. Logo depois foi chamado para pastorear a Strict Baptist Church em Goat Yard Chapel em Horsleydown, Southwark em 1719. Em 1757, sua congregação precisou mudar para Carter Lane, St. Olave’s Street, também em Southwark. Seu pastorado durou 51 anos. Sua igreja batista viria mais tarde a se tornar o Metropolitan Tabernacle, pastoreado por Charles Spurgeon. 
Em 1748, Gill recebeu o grau honorífico de doutor em divindade pela universidade de Aberdeen. Faleceu em 14 de outubro de 1771.  Muito da controvérsia em torno de Gill se deve ao fato de que por ter raízes entre os batistas particulares ingleses era tachado de hiper-calvinista, porém, durante o seu ministério, a sua igreja apoiou fortemente a pregação de George Whitefield, um dos maiores, senão o maior dos evangelistas de sua época. A verdade é que Gill em toda a sua vida procurou combater os males provindos do Arminianismo e do Unitarianismo. Essa combatividade muitas vezes o levou a entrar em sérias controvérsias com seus opositores tais como John Wesley e Andrew Fuller. Ele foi reconhecidamente um estudioso meticuloso e um prolífico escritor. 



Artigos de John Gill 









Nenhum comentário:

Postar um comentário

💪 Nós aprendemos com Jesus que a verdadeira masculinidade não é simplesmente manter nossos narizes limpos e nossa casa em ordem. A verdadeira masculinidade significa enxergar além de nós mesmos para amar nosso próximo – e nosso próximo é qualquer um que encontramos em necessidade. O homem de verdade livremente doa seu tempo, recursos, atenção, energia e apoio emocional para aqueles que precisam, sem se preocupar em como eles podem retribuir. Seja você casado ou solteiro, se você não está servindo ao seu próximo abnegadamente e sacrificialmente, você não está exercendo completamente a masculinidade bíblica.

Phillip Holmes



Postagens populares

.

DOUTOR DA IGREJA GREGA - MAIOR PREGADOR DA IGREJA PRIMITIVA - MESTRE DA RETÓRICA, DA HOMILÉTICA!

DOUTOR DA IGREJA GREGA - MAIOR PREGADOR DA IGREJA PRIMITIVA - MESTRE DA RETÓRICA, DA HOMILÉTICA!
Você deseja honrar o corpo de Cristo? Não o ignore quando ele está nu. Não o homenageie no templo vestido com seda quando o negligencia do lado de fora, onde ele está malvestido e passando frio. Ele que disse "Este é o meu corpo" é o mesmo que diz "Tu me vistes faminto e não me destes comida" e «quantas vezes o fizestes a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim o fizestes» (Mateus 25:40)... Que importa se a mesa eucarística está lotada de cálices de ouro quando seu irmão está morrendo de fome? Comeces satisfazendo a fome dele e, depois, com o que sobrar, poderás adornar também o altar.

João Crisóstomo, Comentário sobre Mateus

♛ Uma das características mais recorrentes das homilias de João Crisóstomo (347-407) é sua ênfase no cuidado com os necessitados. Ecoando temas do Evangelho de Mateus, ele exorta os ricos a abandonarem o materialismo para ajudar os pobres, empregando todas as suas habilidades retóricas para envergonhar os ricos e obrigá-los a abandonar o consumismo mais conspícuo:


“Honras de tal forma teus excrementos a ponto de recebê-los em vasilhas de prata quando outro homem criado à imagem de Deus está morrendo de frio?”


— João Crisóstomo


-

OREM PELOS CRISTÃOS

OREM PELOS CRISTÃOS