terça-feira, 20 de setembro de 2016

Portal Teologia & Missões

Filosofia de Nietzsche - Espiritualidade - Pr. Carlos Moreira


Nietzsche propõe que devemos “filosofar com o martelo”, referindo-se, metaforicamente, à necessidade de desconstrução dos paradigmas e pré-conceitos da existência de tal forma a podermos chegar à verdade. 

Quando olho para os religiosos deste tempo, tenho a nítida impressão de que eles transformaram o Deus dos Hebreus num deus protoindu-europeu, o Thor, aquele que tem um martelo capaz de destruir todas as coisas. Sim, esse deus que muitos teimam em apresentar ao mundo nada mais é do que uma divindade raivosa, mal humorada, enfadada do viver humano, desejosa de fazer acertos de contas com os mortais, um deus que fica na esquina esperando que o indivíduo cometa um equívoco para lhe sufocar a alma e lhe passar uma descompostura. 



Essa gente faz o que eu chamo de “teologar com o martelo”, eles são especialistas em demolição, descontroem toda a possibilidade de experimentação do prazer no existir, são mestres em frustrar qualquer coisa que produza alegria. Mal resolvidos, carrancudos, reclamões, praguejadores, vivem acometidos de uma inveja perversa de todo aquele que, livre de grilhões e correntes pelo Evangelho, consegue viver sem os cabrestos da religião comportamental, nem as mordaças de uma fé que castra a beleza dos dias e a poesia do coração...

Pr. Carlos Moreira 


Portal Teologia & Missões

About Portal Teologia & Missões -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :