"AO CONTRÁRIO DE MUITOS, NÃO NEGOCIAMOS A PALAVRA DE DEUS VISANDO A ALGUM LUCRO; ANTES, EM CRISTO FALAMOS DIANTE DE DEUS COM SINCERIDADE, COMO HOMENS ENVIADOS POR DEUS". 2 Coríntios 2. 17



sexta-feira, 30 de setembro de 2016

* Antipas de Pérgamo / Biografia

Antipas de Pérgamo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Antipas de Pérgamo
Representação de Antipas dentro do touro de bronze de Pérgamo.
Mortecerca. 68
Veneração porIgreja Ortodoxa
Igreja Católica
Festa litúrgica11 de abril
Gloriole.svg Portal dos Santos
Antipas de Pérgamo (m. 68) foi bispo de Pérgamo, discípulo do apóstolo São João Evangelista e hieromártir do cristianismo durante o reinado de Nero (r. 54-68). Neste tempo, devido a perseguição aos cristãos, todos aqueles que se opunham a oferecer sacrifícios aos deuses viviam sob ameaça de exílio ou execução por ordem do imperador.
Foi preso e quando liberto, devido sua firmeza na fé cristã, começou a professar a palavra e a convencer as pessoas de Pérgamo a pararem de oferecerem sacrifícios, o que provocou a reprovação dos sacerdotes pagãos que exigiram que parasse de pregar sobre Cristo e oferecesse sacrifícios aos deuses ancestrais. Devido sua relutância em atender as exigências, cerca. 68, Antipas foi capturado e levado para o templo de Ártemis onde foi lançado dentro de um ardente touro de bronze vermelho, onde usualmente ocorriam os sacrifícios. Segundo a tradição o mártir rezou a Deus implorando por sua alma e para que ele fortalecesse a alma dos cristãos. A noite, os cristãos levaram seu corpo intocado pelas chamas para a cidade onde foi enterrado. Sua sepultura tornou-se local de milagres e curas de doenças, principalmente aquelas relacionadas com os dentes.

A tradição cristão acredita que são Antipas pode ser identificado com o personagem citado no livro do Apocalipse na Bíblia:
"Eu conheço seus trabalhos, e onde você vive, mesmo onde o trono de Satã está; e você retende Meu Nome, e não negaste Minha Fé, mesmo naqueles dias em que Antipas foi meu fiel mártir, que foi morto entre vocês, onde Satã habita".
 

                        Quando morreu Antipas

                                         Carta à Igreja de Pérgamo


PergamoMais uma evidência contra a tese de que Apocalipse foi escrito antes de 70 d.C é a igreja em Pérgamo. O único livro do Novo Testamento que cita a cidade ou a igreja em Pérgamo é o Apocalipse.
Apo 2:13 – Conheço as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; e reténs o meu nome, e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita.
“… Conheço o lugar em que habitas, onde está o trono de Satanás”: Pérgamo foi o local de um templo dedicado a Roma e Augusto (idolatria oficial do governo romano). Isso só ocorreu após 80 d.C; mais tarde foram erigidos outros templos para a honra dos imperadores Trajano e Severo. Além desses templos para o culto imperial, o povo de Pérgamo adorava outros “deuses”, tais como Zeus, Atena, Dionísio e Asclépio. Encontramos em Pérgamo uma mistura dos poderes do mal – religiões falsas e o poder oficial do governo romano. Enquanto seus vizinhos sacrificavam aos demônios (veja 1 Coríntios 10:19-20), os discípulos de Cristo reconheciam o único Deus como Senhor.
O versículo fala de Antipas, fiel testemunha martirizada em Pérgamo. Ele existiu! Antipas morreu após 80 d.C. Se o versículo faz referência a morte de Antipas, certamente foi escrito após 80 d.C.
O detalhe sugere que a morte deste havia ocorrido num tempo no passado:
“… ainda nos dias de Antipas… o qual foi morto entre vós!”
Quem foi esse Antipas que nunca ouvimos falar nos tempos dos apóstolos vivos? Aqui é dito que ele já havia sido martirizado. O texto sugere algo distante, “… Ainda nos dias de Antipas…”. Se a carta foi escrita na década de 60 d.C, como afirmam os preteristas, e Antipas foi martirizado antes disso, deveria haver algum registro de sua morte, o que nos possibilitaria crer que Antipas foi bem  conhecido na Igreja primitiva e conhecido entre os apóstolos. Se nos baseamos na cronologia preterista que recua a redação do Livro de Apocalipse para os anos 60 d.C, então devemos localizar o martírio de Antipas dentro da época de ouro dos Apóstolos do Senhor. No entanto, quem dentre eles citou Antipas?
Segundo a história Antipas foi martirizado após 80 d.C
“O Santo e glorioso mártir Antipas foi contemporâneo dos apóstolos que o tinham posto à frente da Igreja de Pérgamo. Na época da perseguição de Domiciano (c. 83), mesmo já sendo de idade avançada, o santo bispo foi levado à prisão pelos pagãos por negar-se a oferecer sacrifícios aos ídolos. O Santo foi então arrastado diante do governador que havia antes tentado persuadi-lo a renegar sua fé em Cristo, dizendo que a adoração aos ídolos era mais antiga e, portanto, mais respeitável do que aquela nova religião pregada por pescadores e gente humilde.
Santo Antipas respondeu lembrando a história de Caim que, embora tenha sido antepassado da humanidade, era, no entanto, abominável e desprezível por ter assassinado seu irmão. Que, mesmo as crenças dos helênicos, também muito antigas, não eram menos desprezível para os que receberam a revelação da plenitude da Verdade nos últimos tempos. Ao ouvir estas palavras, o governador e os pagãos encheram-se de ódio e o jogaram numa fornalha ardente.
De lá, Santo Antipas elevou uma fervorosa oração ao Senhor, dando graças por sofrer por amor e testemunhar assim que o amor de Deus é mais forte que a morte. Assim, entregou sua alma nos braços do Senhor e seu corpo foi sepultado na igreja de Pérgamo. De seu túmulo, um suave odor de bálsamo exalou durante anos, produzindo excelentes efeitos terapêuticos para o consolo dos cristãos na cidade e muitos peregrinos que para lá acorriam de todos os lados, para venerar a memória do santo”.
Os Balaãmitas (ver Apoc. 2.14) haviam encontrado tempo de se estabelecer em Pérgamo, o que significa que se partimos do estabelecimento da Igreja, depois de 60 d.C, e a exortação àqueles que seguiam já a doutrina de Balaão, teríamos que admitir que isso aconteceu num curtíssimo espaço de tempo. A invasão e aceitação dos Balaãmitas dentro da Igreja não pode ter ocorrido tão rápido.
João também escreveu sobre a doutrina dos nicolaítas nos capítulos 2 e 3, que era uma forma incipiente de gnosticismo que não se desenvolveu até algum tempo depois de 70 d.C. No momento da escrita de João do Apocalipse, o gnosticismo tinha trabalhado seu caminho para a igreja a tal ponto que foi mencionado nos endereços de outras dessas congregações.
Todas essas coisas teriam que se desenvolver nestas igrejas em três  anos ou menos, a fim de manter a data de 70 dC para a escrita do Livro de Apocalipse. Enquanto tal coisa não é totalmente impossível, é altamente improvável. É extremamente importante em nossa consideração sobre este assunto, que  reconhecemos que em 70 dC, a degradação espiritual, a apostasia dos gnósticos e a perseguição da Igreja na Ásia Menor, ainda não tinha alcançado o nível demonstrado pelo texto. Essa apostasia não ocorreu em dois ou três anos, mas sim foi desenvolvida pelo menos após duas décadas de existência da Igreja. Isso nos revela que Apocalipse jamais pode ter sido escrito antes de 70 dC.
Devemos lembrar a quem o Apocalipse foi dirigido e considerar o contexto histórico em que essas igrejas realizaram as circunstâncias que estavam enfrentando, o que não pode ter sido na década de 70.
A revelação  dirigida as igrejas da Ásia, não é apenas entendida como direcionada para eles, mas sobre eles também. As circunstâncias terríveis retratada nas pequenas cartas são preditas a vir sobre  quem a carta é dirigida e não às pessoas que vivem em outra parte do mundo. Não faz sentido para João endereçar uma carta aos cristãos que vivem na Ásia Menor sobre os  eventos que acontecem na Judéia.
Não é dizer que o Apocalipse não tem aplicação aos cristãos que vivem em outros lugares, ou seja,  de outros tempos. Apocalipse certamente tem uma aplicação direta a todos os cristãos que viviam no Império Romano, subjugados por Roma, e com ela atravessada no caminho impedido o avanço da Igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E SE FOSSE VOCÊ?

E SE FOSSE VOCÊ?

Postagens populares

.

DOUTOR DA IGREJA GREGA - MAIOR PREGADOR DA IGREJA PRIMITIVA - MESTRE DA RETÓRICA, DA HOMILÉTICA!

DOUTOR DA IGREJA GREGA - MAIOR PREGADOR DA IGREJA PRIMITIVA - MESTRE DA RETÓRICA, DA HOMILÉTICA!
Você deseja honrar o corpo de Cristo? Não o ignore quando ele está nu. Não o homenageie no templo vestido com seda quando o negligencia do lado de fora, onde ele está malvestido e passando frio. Ele que disse "Este é o meu corpo" é o mesmo que diz "Tu me vistes faminto e não me destes comida" e «quantas vezes o fizestes a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim o fizestes» (Mateus 25:40)... Que importa se a mesa eucarística está lotada de cálices de ouro quando seu irmão está morrendo de fome? Comeces satisfazendo a fome dele e, depois, com o que sobrar, poderás adornar também o altar.

João Crisóstomo, Comentário sobre Mateus

♛ Uma das características mais recorrentes das homilias de João Crisóstomo (347-407) é sua ênfase no cuidado com os necessitados. Ecoando temas do Evangelho de Mateus, ele exorta os ricos a abandonarem o materialismo para ajudar os pobres, empregando todas as suas habilidades retóricas para envergonhar os ricos e obrigá-los a abandonar o consumismo mais conspícuo:


“Honras de tal forma teus excrementos a ponto de recebê-los em vasilhas de prata quando outro homem criado à imagem de Deus está morrendo de frio?”


— João Crisóstomo