"AO CONTRÁRIO DE MUITOS, NÃO NEGOCIAMOS A PALAVRA DE DEUS VISANDO A ALGUM LUCRO; ANTES, EM CRISTO FALAMOS DIANTE DE DEUS COM SINCERIDADE, COMO HOMENS ENVIADOS POR DEUS". 2 Coríntios 2. 17



quinta-feira, 15 de outubro de 2015

* Johanna Veenstra (1894 - 1933) / Biografia


Johanna Veenstra (1894-1933) foi a primeira missionária da Igreja Cristã Reformada (CRC) a ir para a Nigéria . Ela nasceu na quinta-feira, 19 de abril de 1894, na Hopper Street, em Paterson, Nova Jersey . Seus pais eram William Veenstra, mais tarde pastor cristão reformado, e Cornelia Anna De Hoop. Em 1915, ela foi desafiada por Karl Kumm da Missão Unida do Sudão (SUM) para ser uma missionária na África . Em 2 de outubro de 1919, ela deixou Nova York no Mauretania para a Inglaterra ; Em 31 de dezembro de 1919, ela tomou outro navio para a África, chegando a Lagos em janeiro de 1920. Em fevereiro de 1921, ela chegou em sua estação em Lupwe, que está perto de Takum, agora no estado de Taraba . Dois anos mais tarde Johanna Veenstra assumiu a liderança do trabalho em Lupwe. 


Ela estava envolvida principalmente no trabalho médico e na pregação. Durante seu ministério em Lupwe, um número de pessoas especialmente do povo Kuteb tornou-se cristão. As raízes da Igreja Cristã Reformada da Nigéria (CRCN) estavam em parte no trabalho de Johanna Veenstra.

Em março de 1933 Johanna Veenstra ficou doente. Ela viajou para o hospital da Missão Unida do Sudão em Vom, que está no atual estado do Planalto. No Domingo de Ramos, 9 de abril de 1933, Johanna Veenstra morreu e foi enterrada em Vom.


Além de seu trabalho missionário na Nigéria, Johanna Veenstra é significativa para apresentar as necessidades da missão da Nigéria para a Igreja Reformada Cristã. Em 1940 esta igreja adotou Nigéria como um campo de missão. Hoje, a Igreja Reformada Cristã da Nigéria é uma forte igreja africana independente. O seminário da CRCN, Veenstra Seminário localizado em Donga, é nomeado após Johanna Veenstra.

Durante os anos 20 a 30, entregou sua vida na África. Morava numa cabana nativa sem teto e chão de terra. Estabeleceu um internato para treinar rapazes como evangelistas, o qual chegou a matricular 25 deles de uma só vez. Ainda achava oportunidades para serviços médicos e evangelísticos. Suas viagens de vila em vila duravam várias semanas e eram realizadas em uma bicicleta. Ela era um pioneira preparando o terreno para outros. Em 1933 ela havia entrado no hospital da missão para o que julgava ser uma cirurgia de rotina, mas não se recuperou e faleceu. “De uma cabana de barro para uma Mansão nos Céus.

Dezenas e centenas de outras mulheres solteiras aceitaram o desafio missionário para irem ao lugares mais difíceis da terra para levar a mensagem do amor de Cristo. Muitas delas foram martirizadas no campo missionário, mas nunca desistiram. Outras nem sabemos os seus nomes, mas no grande dia do Tribunal de Cristo, lá estarão para receberem a recompensa final pelo labor realizado nas missões transculturais.

Que o Senhor continue convocando mulheres dedicadas para a Obra Missionária, e oremos por aquelas que já estão no campo de batalha, levando o Evangelho a toda criatura. A Deus toda glória.

Wikipédia, a enciclopédia livre 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

💪 Nós aprendemos com Jesus que a verdadeira masculinidade não é simplesmente manter nossos narizes limpos e nossa casa em ordem. A verdadeira masculinidade significa enxergar além de nós mesmos para amar nosso próximo – e nosso próximo é qualquer um que encontramos em necessidade. O homem de verdade livremente doa seu tempo, recursos, atenção, energia e apoio emocional para aqueles que precisam, sem se preocupar em como eles podem retribuir. Seja você casado ou solteiro, se você não está servindo ao seu próximo abnegadamente e sacrificialmente, você não está exercendo completamente a masculinidade bíblica.

Phillip Holmes



Postagens populares

.

DOUTOR DA IGREJA GREGA - MAIOR PREGADOR DA IGREJA PRIMITIVA - MESTRE DA RETÓRICA, DA HOMILÉTICA!

DOUTOR DA IGREJA GREGA - MAIOR PREGADOR DA IGREJA PRIMITIVA - MESTRE DA RETÓRICA, DA HOMILÉTICA!
Você deseja honrar o corpo de Cristo? Não o ignore quando ele está nu. Não o homenageie no templo vestido com seda quando o negligencia do lado de fora, onde ele está malvestido e passando frio. Ele que disse "Este é o meu corpo" é o mesmo que diz "Tu me vistes faminto e não me destes comida" e «quantas vezes o fizestes a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim o fizestes» (Mateus 25:40)... Que importa se a mesa eucarística está lotada de cálices de ouro quando seu irmão está morrendo de fome? Comeces satisfazendo a fome dele e, depois, com o que sobrar, poderás adornar também o altar.

João Crisóstomo, Comentário sobre Mateus

♛ Uma das características mais recorrentes das homilias de João Crisóstomo (347-407) é sua ênfase no cuidado com os necessitados. Ecoando temas do Evangelho de Mateus, ele exorta os ricos a abandonarem o materialismo para ajudar os pobres, empregando todas as suas habilidades retóricas para envergonhar os ricos e obrigá-los a abandonar o consumismo mais conspícuo:


“Honras de tal forma teus excrementos a ponto de recebê-los em vasilhas de prata quando outro homem criado à imagem de Deus está morrendo de frio?”


— João Crisóstomo


-

OREM PELOS CRISTÃOS

OREM PELOS CRISTÃOS