quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Portal Teologia & Missões

* Johanna Veenstra (1894 - 1933) / Biografia


Johanna Veenstra (1894-1933) foi a primeira missionária da Igreja Cristã Reformada (CRC) a ir para a Nigéria . Ela nasceu na quinta-feira, 19 de abril de 1894, na Hopper Street, em Paterson, Nova Jersey . Seus pais eram William Veenstra, mais tarde pastor cristão reformado, e Cornelia Anna De Hoop. Em 1915, ela foi desafiada por Karl Kumm da Missão Unida do Sudão (SUM) para ser uma missionária na África . Em 2 de outubro de 1919, ela deixou Nova York no Mauretania para a Inglaterra ; Em 31 de dezembro de 1919, ela tomou outro navio para a África, chegando a Lagos em janeiro de 1920. Em fevereiro de 1921, ela chegou em sua estação em Lupwe, que está perto de Takum, agora no estado de Taraba . Dois anos mais tarde Johanna Veenstra assumiu a liderança do trabalho em Lupwe. 


Ela estava envolvida principalmente no trabalho médico e na pregação. Durante seu ministério em Lupwe, um número de pessoas especialmente do povo Kuteb tornou-se cristão. As raízes da Igreja Cristã Reformada da Nigéria (CRCN) estavam em parte no trabalho de Johanna Veenstra.

Em março de 1933 Johanna Veenstra ficou doente. Ela viajou para o hospital da Missão Unida do Sudão em Vom, que está no atual estado do Planalto. No Domingo de Ramos, 9 de abril de 1933, Johanna Veenstra morreu e foi enterrada em Vom.


Além de seu trabalho missionário na Nigéria, Johanna Veenstra é significativa para apresentar as necessidades da missão da Nigéria para a Igreja Reformada Cristã. Em 1940 esta igreja adotou Nigéria como um campo de missão. Hoje, a Igreja Reformada Cristã da Nigéria é uma forte igreja africana independente. O seminário da CRCN, Veenstra Seminário localizado em Donga, é nomeado após Johanna Veenstra.

Durante os anos 20 a 30, entregou sua vida na África. Morava numa cabana nativa sem teto e chão de terra. Estabeleceu um internato para treinar rapazes como evangelistas, o qual chegou a matricular 25 deles de uma só vez. Ainda achava oportunidades para serviços médicos e evangelísticos. Suas viagens de vila em vila duravam várias semanas e eram realizadas em uma bicicleta. Ela era um pioneira preparando o terreno para outros. Em 1933 ela havia entrado no hospital da missão para o que julgava ser uma cirurgia de rotina, mas não se recuperou e faleceu. “De uma cabana de barro para uma Mansão nos Céus.

Dezenas e centenas de outras mulheres solteiras aceitaram o desafio missionário para irem ao lugares mais difíceis da terra para levar a mensagem do amor de Cristo. Muitas delas foram martirizadas no campo missionário, mas nunca desistiram. Outras nem sabemos os seus nomes, mas no grande dia do Tribunal de Cristo, lá estarão para receberem a recompensa final pelo labor realizado nas missões transculturais.

Que o Senhor continue convocando mulheres dedicadas para a Obra Missionária, e oremos por aquelas que já estão no campo de batalha, levando o Evangelho a toda criatura. A Deus toda glória.

Wikipédia, a enciclopédia livre 

Portal Teologia & Missões

About Portal Teologia & Missões -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :