"AO CONTRÁRIO DE MUITOS, NÃO NEGOCIAMOS A PALAVRA DE DEUS VISANDO A ALGUM LUCRO; ANTES, EM CRISTO FALAMOS DIANTE DE DEUS COM SINCERIDADE, COMO HOMENS ENVIADOS POR DEUS". 2 Coríntios 2. 17



sábado, 19 de setembro de 2015

* William Kelly / Biografia & Obras

William Kelly (1821-1906) foi um irlandês Escritor; Palestrante; Mestre Dispensacionalista; e Líder Adenominacional do Movimento Irmãos Unidos, também conhecido como Irmãos de PlymouthAssembleia dos Irmãos em Portugal, Casa de Oração no Brasil, ou simplesmente Os Irmãos. Ele é reconhecido como um dos mais importantes dentre as lideranças dos Irmãos.
"Eu [Jesus] Sou a videira, e vocês são os ramos. Quem está unido Comigo e Eu com ele, esse dá muito fruto porque sem Mim vocês não podem fazer nada." (João 15:5, NTLH, SBB).
"Ora, vocês são o Corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo. Assim, na igreja, Deus estabeleceu primeiramente apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois os que realizam milagres, os que têm dons de curar, os que têm dom de prestar ajuda, os que têm dons de administração e os que falam diversas línguas. São todos apóstolos? São todos profetas? São todos mestres? Têm todos dons de curar? Falam todos em línguas? Todos interpretam? / Entretanto, busquem com dedicação os melhores dons. Passo agora a mostrar-lhes um caminho ainda mais excelente." (1ª Coríntios 12:27-31, NVI, SBI).
"Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor." (1ª Coríntios 13:13, VRA, SBB).

William Kelly
William Kelly.
(1821-1906)
William Kelly nasceu em Maio de 1821 na aldeia de Millisle, na Irlanda. Estudou na cidade irlandesa Downpatrick e no Trinity College também conhecido como College of the Holy and Undivided Trinity of Queen Elizabeth near Dublin. Adquiriu excelente conhecimento dos idiomas clássicos: hebraico, grego e latim.

Nessa universidade - Trinity College - concluiu a sua pós-graduação em Clássicos com horarias, sendo reconhecido como sério estudioso, erudito e polemista.

William Kelly também foi atuante político na pequena ilha Sark, considerada o último estado feudal da Europa.

Foi alcançado pelo evangelho salvífico através de uma senhora crente que lhe mostrou a passagem bíblica de I João 5:9-10 "Se admitimos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é maior; ora, este é o testemunho de Deus, que Ele dá acerca do Seu Filho / Aquele que crê no Filho de Deus tem, em si, o testemunho. Aquele que não dá crédito a Deus o faz mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus dá acerca do Seu Filho.". Através dessas palavras foi impactado acerca da obra de Deus em Cristo Jesus, alcançando a realidade da Fé e a certeza da Vida Eterna.

Com apenas 24 anos de idade, William Kelly conheceu John Nelson Darby e seus posicionamentos teológicos. William recebeu esclarecimentos sobre a percepção da Igreja, concluindo que o Espírito Santo estava restaurando as verdades bíblicas. Os teólogos daquela época diziam que o "campo é a Igreja", porém Kelly descortinou tal equívoco nos seguintes textos bíblicos:
  1. Mateus 13:24 "Outra parábola lhes propôs, dizendo: O reino dos céus é semelhante a um homem que semeou boa semente no seu campo".
  2. Mateus 13:36-38 "Então, despedindo as multidões, foi Jesus para casa. E, chegando-se a Ele os Seus discípulos, disseram: Explica-nos a parábola do joio do campo. / E Ele [Jesus] respondeu: O que semeia a boa semente é o Filho do Homem [Jesus]; / o campo é o mundo; a boa semente são os filhos do reino [de Deus]; o joio são os filhos do maligno[Satanás];".
  3. Mateus 13:44 "O reino dos céus é semelhante a um tesouro oculto no campo, o qual certo homem, tendo-o achado, escondeu. E, transbordante de alegria, vai, vende tudo o que tem e compra aquele campo".
William Kelly estudava minuciosamente a Bíblia e pela fé consagrou sua vida totalmente ao serviço sagrado, ofertando todos os seus conhecimentos e capacidades para a obra de Deus. Kelly foi auxiliar do Dr. Samuel Prideaux Tregelles.
Samuel Prideaux Tregelles
Samuel Prideaux Tregelles.
(1813-1875)
Samuel Prideaux Tregelles foi um inglês estudioso bíblico, crítico textual e teólogo. Cresceu num lar Quaker, porém seus relacionamentos espirituais mais estreitos foram com o movimento "Irmãos de Plymouth". Posteriormente assumiu posicionamento de Fé Protestante Reformada.

Samuel era fluente nos idiomas hebraico, grego, latim e galês. O seu conhecimento do galês permitiu exercer apologia contra as influências do AteísmoRomanismo [Catolicismo Romano] e Mormonismo no País de Gales.

O labor cristão de Samuel Prideaux Tregelles inclui muitas viagens, escritos, traduções bíblicas, dentre outras atividades. Seus conhecimentos eram alargados e apontavam luz para qualquer indagação. Os seus contemporâneos diziam que as respostas de Samuel eram equivalentes a queda de vários livros na mente do questionador. Tregelles também escreveu vários hinos que foram incluídos nos primeiros hinários do movimento "Irmãos Unidos".

William Kelly foi editor das revistas "The Prospect" (A Perspectiva) e "The Bible Treasury" (A Tesouraria Bíblica). A revista "The Bible Treasury" demonstrava muitas riquezas espirituais através das exposições de todos os livros da Bíblia, também trazia para os leitores respostas sobre perguntas bíblicas, exposições detalhadas de assuntos espirituais e artigos de conteúdo encorajador e disciplinar. Outros líderes (J.G. Bellett; F.W. Grant; J.G. Deck; W.W. Fereday;W.J. Hocking; A. Miller; F.G. Patterson; W. Trotter; G.V. Wigram; J.N. Darby)  integrantes do movimento "Irmãos Unidos" também colaboravam com os artigos, todavia, a pena [a caneta] de William Kelly foi a mais atuante nessas revistas.

Muitos dos livros e livretes publicados atualmente de autoria de William Kellysão resultados de artigos publicados na revista "The Bible Treasury" e de anotações estenográficas de suas palestras.
William Kelly
William Kelly.
(1821-1906)

William Kelly foi ótimo palestrante sabendo expressar ao público com impressão e compreensão. Não destacava sua erudição, mas sempre ministrava lições profundas e fundamentadas na Bíblia. Demonstrava um caráter cativante, atencioso e alegre.

O principal interesse de Kelly concentrava na ministração das riquezas insondáveis de Cristo através de seus escritos e de suas palestras. Aplicou incansável energia nessa tarefa. Foi unânime com J.N. Darby e ajudou a difundir suas convicções teológicas. William Kelly editou vários escritos de John Nelson Darby.

Depois de 35 anos de cooperação com J.N. Darby, através da soberania de Deus, Kelly seguiu caminho diverso no cristianismo. Contudo, sempre dizia aos seus ouvintes: "Querem conhecer as verdades divinas? Leiam Darby!"

William sempre defendeu o Corpo de Cristo [Igreja], a Unidade no Espírito Santo e a exaltação do Nome de Jesus Cristo. Proclamava a boa esperança na Volta de Cristo para a manifestação do Reino. Quando era interrogado sobre seus posicionamentos, respondia com clareza, lógica e fundamentos bíblicos.
Estudo Bíblico

William Kelly era um mestre nos termos bíblicos. Sua biblioteca pessoal tinha 15.000 volumes, continha todos os códices [manuscritos] grandes do Novo Testamento, edições poliglotas da Bíblia, obras dos "Pais da Igreja" e dos grandes teólogos. Também tinha muitos volumes referentes à Ciência, Filosofia e História, principalmente da História do Cristianismo e da Igreja. Muitas obras teológicas raras estavam em sua biblioteca.

Kelly expressou sua vontade referente à doação de todos os seus livros dois anos antes de sua morte. Toda a sua biblioteca foi doada para o Estado Yorkshire, na cidade Middlesbrough localizada na margem sul do rio Tees, na Inglaterra.
William Kelly
William Kelly.
(1821-1906)

Faleceu no dia 27 de Março de 1906. Desta forma, terminaram os anos de vida do Sr. William Kelly, repletos de atividades e serviços felizes, contínuos e proveitosos.  O servo de Deus que muito semeou para a causa de Cristo falecera na condição de último líder proeminente da primeira geração dos "Irmãos Unidos". Antes de sua morte, no leito de enfermidades, disse: "Há três coisas reais: a Cruz, a inimizade com o Mundo e o amor de Deus".

Kelly sempre dizia nos seus círculos de convivência: "O que um homem mortal poderá fazer em meu favor que o Senhor Jesus, Rei da Glória, já não tenha feito!?"
Charles Spurgeon
Charles Haddon Spurgeon.
(1834-1892)

[William Kelly] escritor eminente da escola exclusivista de Plymouth (...) expõe habilmente as escrituras, mas com um toque peculiar do seu partido teológico [Irmãos Unidos]. (...). Kelly é um homem que nascido para o universo, estreitou sua mente para um movimento.Charles Haddon Spurgeon.

Muitos célebres da elite admiravam a erudição de William Kelly. Não identificavam nele nenhum resquício de soberba, mas presenciavam o seu caráter simples e modesto.

Diante da erudição de Kelly, um professor universitário de Dublin sugestionou: "Dr. Kelly, o senhor pode fazer fortunas com sua erudição!" William Kelly respondeu com uma pergunta: "Fortuna! Para qual Mundo?"

FONTE:

Livro: "Os Irmãos" (Como são chamados) - Sua história e as verdades que professam.
Autor: Andrew Miller
Editora: Depósito de Literatura Cristã - DLC. (Brasil)
Páginas: 175

Wikipédia, a enciclopédia livre

Trata-se de um livro essencial para os nossos dias, porque mostra que aqueles que desejam retornar à verdadeira adoração a Deus ou manter-se em separação do mundo e seus males, em conformidade com as Escrituras, devem esperar oposição. E, embora tal testemunho possa parecer pequeno e desprezível aos olhos humanos, a fé singela e firme dos que assim procedem nestes dias confusos é preciosa para Deus, e será recompensada, se permanecerem fiéis aos princípios divinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E SE FOSSE VOCÊ?

E SE FOSSE VOCÊ?

Postagens populares

.

DOUTOR DA IGREJA GREGA - MAIOR PREGADOR DA IGREJA PRIMITIVA - MESTRE DA RETÓRICA, DA HOMILÉTICA!

DOUTOR DA IGREJA GREGA - MAIOR PREGADOR DA IGREJA PRIMITIVA - MESTRE DA RETÓRICA, DA HOMILÉTICA!
Você deseja honrar o corpo de Cristo? Não o ignore quando ele está nu. Não o homenageie no templo vestido com seda quando o negligencia do lado de fora, onde ele está malvestido e passando frio. Ele que disse "Este é o meu corpo" é o mesmo que diz "Tu me vistes faminto e não me destes comida" e «quantas vezes o fizestes a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim o fizestes» (Mateus 25:40)... Que importa se a mesa eucarística está lotada de cálices de ouro quando seu irmão está morrendo de fome? Comeces satisfazendo a fome dele e, depois, com o que sobrar, poderás adornar também o altar.

João Crisóstomo, Comentário sobre Mateus

♛ Uma das características mais recorrentes das homilias de João Crisóstomo (347-407) é sua ênfase no cuidado com os necessitados. Ecoando temas do Evangelho de Mateus, ele exorta os ricos a abandonarem o materialismo para ajudar os pobres, empregando todas as suas habilidades retóricas para envergonhar os ricos e obrigá-los a abandonar o consumismo mais conspícuo:


“Honras de tal forma teus excrementos a ponto de recebê-los em vasilhas de prata quando outro homem criado à imagem de Deus está morrendo de frio?”


— João Crisóstomo