"AO CONTRÁRIO DE MUITOS, NÃO NEGOCIAMOS A PALAVRA DE DEUS VISANDO A ALGUM LUCRO; ANTES, EM CRISTO FALAMOS DIANTE DE DEUS COM SINCERIDADE, COMO HOMENS ENVIADOS POR DEUS". 2 Coríntios 2. 17



segunda-feira, 11 de maio de 2015

* A Inversão do Ide Pelo Vinde / Robson M. Corrêa



MATEUS 11:28 - "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei".

MARCOS 16:15 - "Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura."

Claramente a igreja trocou o IDE pelo VINDE. Entretanto, algo deve ficar nítido e patente aos nossos olhos e sentidos. Isso tentarei explicar com mais detalhes abaixo:

O CONVITE - VINDE

Em apocalipse 3:20 Jesus diz: "Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo". Bem como no texto de Mateus 11; claramente percebemos o convite feito pelo Salvador. 

Esse convite é feito para o PECADOR e não para a "igreja". O alívio prometido aqui, é o alívio da dor e do peso que o pecado trás ao ser humano. Refere-se àquela busca incessante pela calma no nosso interior. JESUS, promete, pelo convite feito em, retirar, levar para longe, sumir, expulsar de nós, até mesmo, destruir essa dor que tanto nos ataca e nos oprime, com a expressão clara: " E EU VOS ALIVIAREI".

A ORDEM - IDE

O segundo texto relacionado aqui, refere-se a uma ordem expressa para que a Igreja vá e pregue o evangelho (Boas novas ou boa notícia). O texto, trás uma ideia de movimento; sair do lugar que originalmente nos encontramos e, ir ao encontro desse pecador que precisa de descanso e alívio. A origem da palavra Igreja, vem do grego "EKKLESIA" - onde EK = fora e KLESIA = chamado, ou seja, Chamados para fora.

ENTÃO, EIS AQUI O PROBLEMA:

Em média, temos em nossas igrejas 5 reuniões por semana, das quais, poucas ou quase nenhuma é para confrontar o homem à luz da Palavra de Deus, ou mesmo, para evangelizar; pregando sobre o arrependimento. Isso, sem falar nos dias e horas que gastamos para ensaiarmos as peças, teatros, coreografias, danças, instrumental, vocal, louvor, música especial, organização de eventos, congressos, acampamentos e etc, etc e etc...

E aqui, não considero, família, trabalho, estudo, saúde, lazer e nem outra coisa que não esteja relacionado às atividades da igreja.

Então, qual tempo nos resta para cumprir o IDE?

Pra que cumprir o IDE, se nas igrejas temos tantas coisas boas?

Já que é tão bom, é claro que o pecador virá até nós para ouvir o VINDE. Não é?

A igreja hoje tomou de DEUS sua voz para dizer VINDE:

VINDE a mim que vos aliviarei a consciência, sem confrontar seu pecado. VINDE a mim, porque tenho uma palavra que trará descanso ao seu estado caído, dando-lhe o conforto que precisa. VINDE a mim, pois tenho programações para lhe entreter e lhe divertir, afim de tirar você desse mundo corrido e cheio de estresse.

Por acaso, somos DEUS?

Então porque tomamos seu convite para nós e dizemos, VINDE?

Isso claramente não está funcionando, pois, nossas igrejas estão lotadas de pessoas. Há cultos onde as pessoas ficam do lado de fora, ou mesmo em pé dentro da igreja, por falta de lugar para sentarem-se. No entanto, a criminalidade, a prostituição, os drogados, os homens achando que são bons mesmos e portanto merecedores de algo vindo de Deus, a mentira, o engano, as falcatruas, os golpes e tantas coisas ruins... estão somente aumentando, conforme estatísticas e jornais diários.

Cumpramos o IDE e, com certeza, aquilo que Paulo diz em Romanos 1:16, que o evangelho é o PODER de DEUS para Salvação... Será uma realidade para a vida de muitos.

VAMOS COLOCAR AS COISAS NOS DEVIDOS LUGARES:

IDE - É uma ordem expressa para a Igreja.

VINDE - É um convite com todo amor e carinho que Deus faz para o pecador.

 Robson Martins Correa


Nenhum comentário:

Postar um comentário

E SE FOSSE VOCÊ?

E SE FOSSE VOCÊ?

Postagens populares

.

DOUTOR DA IGREJA GREGA - MAIOR PREGADOR DA IGREJA PRIMITIVA - MESTRE DA RETÓRICA, DA HOMILÉTICA!

DOUTOR DA IGREJA GREGA - MAIOR PREGADOR DA IGREJA PRIMITIVA - MESTRE DA RETÓRICA, DA HOMILÉTICA!
Você deseja honrar o corpo de Cristo? Não o ignore quando ele está nu. Não o homenageie no templo vestido com seda quando o negligencia do lado de fora, onde ele está malvestido e passando frio. Ele que disse "Este é o meu corpo" é o mesmo que diz "Tu me vistes faminto e não me destes comida" e «quantas vezes o fizestes a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim o fizestes» (Mateus 25:40)... Que importa se a mesa eucarística está lotada de cálices de ouro quando seu irmão está morrendo de fome? Comeces satisfazendo a fome dele e, depois, com o que sobrar, poderás adornar também o altar.

João Crisóstomo, Comentário sobre Mateus

♛ Uma das características mais recorrentes das homilias de João Crisóstomo (347-407) é sua ênfase no cuidado com os necessitados. Ecoando temas do Evangelho de Mateus, ele exorta os ricos a abandonarem o materialismo para ajudar os pobres, empregando todas as suas habilidades retóricas para envergonhar os ricos e obrigá-los a abandonar o consumismo mais conspícuo:


“Honras de tal forma teus excrementos a ponto de recebê-los em vasilhas de prata quando outro homem criado à imagem de Deus está morrendo de frio?”


— João Crisóstomo