"AO CONTRÁRIO DE MUITOS, NÃO NEGOCIAMOS A PALAVRA DE DEUS VISANDO A ALGUM LUCRO; ANTES, EM CRISTO FALAMOS DIANTE DE DEUS COM SINCERIDADE, COMO HOMENS ENVIADOS POR DEUS". 2 Coríntios 2. 17



quarta-feira, 8 de outubro de 2014

* Ortodoxia / Definição


A palavra vem do grego "orthós" e "dóxa", . daí esta palavra veio a indicar .

Corrente que surgiu imediatamente depois da Reforma. É a sistematização e a consolidação das idéias da Reforma, desenvolvidas em contraste com Contra-Reforma.

A ortodoxia protestante desenvolveu dois princípios teológicos, o formal e o material. o principio formal é a Bíblia; o material, a doutrina da justificação.
Trata-se de movimento maior e mais sério do que o assim chamado fundamentalismo nos Estados Unidos. O fundamentalismo resultou de uma reação do século dezenove, não passando de forma primitivisada da ortodoxia clássica. A ortodoxia clássica relacionou-se com uma grande teologia. podemos chama-la de escolástica protestante, com todos os efinamentos e métodos que a palavra "escolástica" inclui. 

Assim, quando falamos de ortodoxia, refiro-me à maneira como a Reforma estabeleceu-se, enquanto forma eclesiástica de vida e pensamento, depois que o movimento dinâmico da Reforma terminou.

A ortodoxia é a corrente doutrinal que declara que representa a visão correta, fundada em princípios sistemáticos (metafísicos) e científicos.


ARTIGOS REFERENTES 

* ORTODOXIA PROTESTANTE - UM DESAFIO À TEOLOGIA E À PIEDADE 

O que é Ortodoxo:

Ortodoxo é aquele que segue fielmente um princípio, uma norma ou uma doutrina. Do grego “orthos” que significa “reto” e “doxa” que significa “fé”. É o que está em conforme com a doutrina religiosa tida como verdadeira.

Ortodoxo é uma expressão usada para fazer referência a algo rígido, tradicional, que não evolui, que é conservador, que não se adapta nem admite novos princípios ou novas ideias. É aquele que está em conformidade com os princípios tradicionais de qualquer doutrina.

A expressão, “pouco ortodoxo” é usada para fazer referência àquele indivíduo ou a algo que não segue nenhuma regra tradicional, que foge do que é comum, do que é convencional.

Ortodoxo é aquele que pertence ou é seguidor da Igreja Católica Apostólica Ortodoxa, também chamada de Igreja Ortodoxa e Igreja do Oriente, que resultou da recusa de padres e bispos do Oriente que não aceitaram a modificação imposta ao Credo, no concílio de Toledo, por acreditarem que a Santíssima Trindade é uma e indivisível. A cisão ocorreu de fato em 1054, oficializada pelo Papa Leão IX. A cristandade ficou dividida em duas igrejas: Católica do Ocidente e Ortodoxa do Oriente.

Ortodoxo e heterodoxo

Enquanto ortodoxo significa rigidez, fidelidade, a expressão heterodoxo, se refere àquele que não é ortodoxo, que é contrário aos princípios, às crenças, aos dogmas de uma religião.


Heterodoxo é um adjetivo que significa herético, ou seja, que faz referência à heresia, uma doutrina que é contrária ao que é definido pela igreja em matéria de fé.

Fonte: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

💪 Nós aprendemos com Jesus que a verdadeira masculinidade não é simplesmente manter nossos narizes limpos e nossa casa em ordem. A verdadeira masculinidade significa enxergar além de nós mesmos para amar nosso próximo – e nosso próximo é qualquer um que encontramos em necessidade. O homem de verdade livremente doa seu tempo, recursos, atenção, energia e apoio emocional para aqueles que precisam, sem se preocupar em como eles podem retribuir. Seja você casado ou solteiro, se você não está servindo ao seu próximo abnegadamente e sacrificialmente, você não está exercendo completamente a masculinidade bíblica.

Phillip Holmes



Postagens populares

.

DOUTOR DA IGREJA GREGA - MAIOR PREGADOR DA IGREJA PRIMITIVA - MESTRE DA RETÓRICA, DA HOMILÉTICA!

DOUTOR DA IGREJA GREGA - MAIOR PREGADOR DA IGREJA PRIMITIVA - MESTRE DA RETÓRICA, DA HOMILÉTICA!
Você deseja honrar o corpo de Cristo? Não o ignore quando ele está nu. Não o homenageie no templo vestido com seda quando o negligencia do lado de fora, onde ele está malvestido e passando frio. Ele que disse "Este é o meu corpo" é o mesmo que diz "Tu me vistes faminto e não me destes comida" e «quantas vezes o fizestes a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim o fizestes» (Mateus 25:40)... Que importa se a mesa eucarística está lotada de cálices de ouro quando seu irmão está morrendo de fome? Comeces satisfazendo a fome dele e, depois, com o que sobrar, poderás adornar também o altar.

João Crisóstomo, Comentário sobre Mateus

♛ Uma das características mais recorrentes das homilias de João Crisóstomo (347-407) é sua ênfase no cuidado com os necessitados. Ecoando temas do Evangelho de Mateus, ele exorta os ricos a abandonarem o materialismo para ajudar os pobres, empregando todas as suas habilidades retóricas para envergonhar os ricos e obrigá-los a abandonar o consumismo mais conspícuo:


“Honras de tal forma teus excrementos a ponto de recebê-los em vasilhas de prata quando outro homem criado à imagem de Deus está morrendo de frio?”


— João Crisóstomo


-

OREM PELOS CRISTÃOS

OREM PELOS CRISTÃOS