segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Portal Teologia & Missões

* Talento Não é Tudo / John C. Maxwell / Liderança e Motivação

Bom dia pessoal, e mais do que uma simples indicação, aqui está minha nova leitura do mês, e diga-se de passagem, que eu suspeitava desde o princípio sobre essa questão do "talento vs habilidade", ou seja, opinião e ideais parecidos, e longe de mim me comparar com esse grandioso mestre e literatura. Até então isso não convém aqui, mas o foco que destaco é a leitura do excelente livro do John C. Maxwell, que te levará há algumas reflexões e aprendizado dos 13 princípios fundamentais, entre eles a iniciativa, a concentração, a preparação, a prática, a perseverança e o caráter." Em PDF você encontrará apenas algumas páginas, mas logo estará disponível por aqui o resumo ou resenha do livro por um todo. 


   SOBRE O LIVRO    

John Maxwell, o maior treinador de líderes do mundo, traz uma mensagem para você e para o mundo dos negócios: Talento Não é Tudo. Se observarmos bem, perceberemos que ele está certo. Veja as manchetes dos jornais, estude o mercado de trabalho ou simplesmente saia de casa. Você verá que algumas pessoas de muito talento atingem todo o seu potencial, enquanto outras permanecem presas à mediocridade.

Mas afinal, o que seria determinante para estas pessoas alcançarem resultados tão antagônicos em suas carreiras? Maxwell insiste que as escolhas que as pessoas fazem, e não suas habilidades naturais, é que as impulsionam para as grandes realizações. Segundo ele, as pessoas bem-sucedidas sabem e aplicam 13 princípios que são fundamentais para o sucesso.

Enquanto houver pessoas no mundo haverá talento. Mas se isso bastasse, toda a gente atingiria o seu potencial. O que falta são as coisas de que as pessoas precisam além de talento. Muitos líderes do mundo dos negócios dão demasiada importância ao talento. O especialista em liderança de renome mundial John C. Maxwell defende que esta abordagem ao sucesso está errada. "Se o talento é suficiente, então como é possível que conheçamos pessoas muito talentosas que não são bem sucedidas? O tecido social está repleto de pessoas que poderiam ser melhores, pessoas muito promissoras mas que nunca atingem o seu potencial máximo. E depois há outras que, tal como Jefferson, Nameth, Churchill, Bono, Oprah e Dickens, passaram ao nível seguinte através do aumento e da maximização dos seus talentos e, assim, nesse processo, ajudaram a melhorar o mundo que nos rodeia. Maxwell acredita, em primeiro lugar, que tem talento e, em segundo lugar, que pode melhorar esse talento. Através dos exemplos motivadores de muitos que maximizaram o talento e de alguns que não o fizeram, ele partilha o segredo das treze escolhas chave que tem ao seu alcance a fim de se transformar numa pessoa com talento extra.


"Porque será que algumas pessoas de talento atingem todo o seu potencial, enquanto outras permanecem presas à mediocridade? Neste livro, John C. Maxwell mostra que são as escolhas que as pessoas fazem, e não meramente suas habilidades naturais, que as impulsionam para que as grandes realizações. Isto se dá por meio da aplicação de 13 princípios fundamentais, entre eles a iniciativa, a concentração, a preparação, a prática, a perseverança e o caráter."

John C. Maxwell




O talento é algo muitas vezes sobrestimado e frequentemente mal entendido. Afirmou o poeta e dramaturgo francês É douard Pailleron: 

 “Tenha sucesso e sempre haverá tolos para dizer que tem talento”. Quando as pessoas realizam grandes coisas, os outros muitas vezes explicam as suas realizações atribuindo-as ao talento. Mas esta é uma maneira falsa e equivocada de encarar o sucesso. Se só o talento é suficiente, então por que é que conhecemos pessoas talentosas que não têm sucesso?


"As pessoas têm o mesmo valor, mas não o mesmo talento". Algumas pessoas parecem ser abençoadas com muitos talentos. A maioria de nós tem menos habilidades. Mas saiba disso: todos temos algo que podemos fazer bem.

.  .  .

"Treze Escolhas Importantes que Podem ser Feitas para Maximizar o Talento de Qualquer Pessoa: 

1 - Acreditar estimula seu talento 
2- A paixão fortalece seu talento.
3- A iniciativa põe seu talento em Ação.
4- O foco direciona seu talento.
5- A preparação posiciona seu talento.
6- A prática aguça seu talento
7- A perseverança sustenta seu talento.
8- A coragem testa seu talento.
9- Ser receptivo ao ensino expande seu talento.
10- O caráter protege seu talento 
11- Os relacionamentos influenciam seu talento.
12- A responsabilidade fortalece seu talento.
13- O trabalho em equipe multiplica seu talento". 

....

"As escolhas importantes que você faz - com exceção do talento que você já tem - irão distingui-lo dos outros que têm somente talento".

....

"A vida é uma bicicleta de dez marchas. A maioria de nós tem marchas que nunca usamos." Para que estamos poupando essas marchas? Não é bom passar pela vida sem começar a suar. Então qual é o problema? Na maior parte do tempo, são restrições que impomos a nós mesmos. Elas nos limitam tanto quanto as verdadeiras. A vida já é difícil o bastante como ela é. Nós a tornamos mais difícil quando impomos limitações extras sobre nós mesmos. O industrial Charles Schwab observou: "Quando um homem põe um limite naquilo que irá fazer, ele põe um limite naquilo que pode fazer."

Cartunista Charles Schwab 

....

 Se você acredita ser um derrotado, você é.
Se você acredita não ter coragem, você não tem.
Se você gostaria de vencer mas acha que não pode,
É quase certo que não vencerá.
 As batalhas da vida nem sempre vão.
Para o homem mais forte ou mais rápido,
Contudo, mais cedo ou mais tarde, o homem que vence,
É o que pensa que pode. 

Somente acreditando em si mesmo é que você poderá atingir seu potencial. 

....

"Um cartão de biblioteca irá levá-lo mais longe do que uma carteira de motorista". 

....

Martin Luther King Jr., líder dos direitos civis, declarou: "Se um homem ainda não descobriu algo pelo que morrer, ele não está preparado para viver". Ao encontrar o propósito, você encontra paixão. E, quando você encontra paixão, ela dá energia ao seu talento para que você possa alcançar a excelência. 

....

"Há muitas coisas que atraem minha atenção, mas poucas que atraem meu coração. São essas que cogito alcançar".

 Tim Redmond 

....

Robert J. Kriegel e Louis Patler escreveram: 

 "Não temos a menor ideia de quais sejam os limites pessoais. Todos os testes, cronômetros e linhas de chegada do mundo não podem avaliar o potencial humano. Quando uma pessoa vai atrás de seu sonho, ela vai muito além daquilo que parece ser suas limitações. O potencial que existe dentro de nós é ilimitado e basicamente inexplorado... Quando você pensa em limites, você os cria". 


ACREDITAR EM SI MESMO 

Uma coisa é acreditar que você tem um potencial extraordinário. Outra é ter fé suficiente em si mesmo de modo a achar que pode cumpri-lo. Em se tratando de acreditar em si mesmas, algumas pessoas são agnósticas! Isso não só é uma vergonha, mas também as impede de se tornarem aquilo que poderiam ser. O psicólogo e filósofo William James enfatizou que "existe somente uma causa para o fracasso humano. E é a falta de fé do homem em seu verdadeiro eu". 

As pessoas que têm confiança vivem segundo o credo que, dizem, está pendurado na parede do escritório do jogador de golfe Arnold Palmer

Se você acredita ser um derrotado, você é. 
Se você acredita não ter coragem, você não tem. 
Se você gostaria de vencer mas acha que não pode,
É quase certo que não vencerá. 
As batalhas da vida nem sempre vão,
Para o homem mais forte ou mais rápido,
Contudo, mais cedo ou mais tarde, o homem que vence,
É o que pensa que pode. 

Você se transforma naquilo que está dentro de você. 

Não podemos viver de um modo que seja inconsistente com as expectativas que temos para nós mesmos. 

As pessoas que acreditam em si mesmas conseguem empregos melhores e têm melhor desempenho do que aquelas que não acreditam. Martin Seligman, professor de psicologia da Universidade da Pensilvânia, realizou uma pesquisa em uma grande companhia de seguros de vida e descobriu que a equipe de vendas que esperava ter sucesso vendeu 37% a mais de seguros do que os vendedores que não esperavam o sucesso. O impacto de quando acreditamos em nós mesmos começa cedo.  Alguns pesquisadores afirmam que, em se tratando de sucesso nos estudos, há uma maior correlação entre autoconfiança e realização do que entre QI e realização. 

O Advogado e especialista em marketing Kerry Randall observou: "Pessoas bem sucedidas acreditam em si mesmas, principalmente quando os outros não acreditam".  Isso fica evidente nos esportes. Técnicos disseram-me que a autoconfiança nos jogadores é, sobretudo, importante em jogos tensos. Durante o aquecimento, alguns jogadores querem a bola. Outros querem se esconder. Os que querem a bola são os autoconfiantes. 

ACREDITAR EM SUA MISSÃO 

O que mais é necessário para aumentar o talento pessoal? Acreditar no que você está fazendo. Na verdade, ainda que seja muito improvável que você realize o que deseja, a confiança irá ajudá-lo. William James afirmou: "A única coisa que garantirá a conclusão bem-sucedida de um empreendimento incerto é a fé, no começo, de que você poderá fazê-lo." Acreditar em sua missão irá capacitá-lo. Ter confiança no que você está fazendo lhe dá o poder para realizá-lo. 

O Arquiteto Frank Lloyd Wright observou: "Sempre acontece aquilo em que você realmente acredita; e acreditar em algo é o que faz acontecer". Pessoas confiantes normalmente podem avaliar uma tarefa antes de realizá-la e saber se poderão fazê-la. É nesse tipo de crença que está o grande poder. Acreditar em sua missão irá encorajá-lo.

O dramaturgo Neil Simon recomenda: "Não ouça aqueles que dizem: 'Não é assim que se faz.' Talvez não seja, mas talvez você fará de qualquer jeito. Não ouça aqueles que dizem: 'Você está arriscando uma grande chance'. Michelângelo poderia ter pintado o chão da capela Sistina, e a pintura certamente estaria apagada hoje".  Simon devia saber. Ele recebeu dezessete Tony Awards, cinco Drama Desk Awards e dois prêmios Pulitzer. 

Acreditar em sua missão irá fazê-lo expandir. Quanto mais você acreditar em seu potencial, em si mesmo e em sua missão, mais poderá realizar. Se continuar a acreditar, você, algum dia, se verá fazendo o que antes considerava impossível. 

✔ Você acredita em sua missão? Você está convencido de que pode realizar grandes tarefas? Você espera alcançar seus objetivos? Esses são ingredientes necessários para aumentar seu talento, fazendo-o passar de potencial para realização. Somente uma vida vivida para os outros vale a pena. Em resposta à sua missão, os outros que estão à sua volta dirão... 

  "Minha vida melhorou" ou
"Minha vida piorou"? 

ACREDITAR É ALGO QUE DETERMINA AS EXPECTATIVAS 

Você se transforma naquilo que está dentro de você. 

Avanços pessoais começam com uma mudança em suas crenças. Por que? Porque suas crenças determinam suas expectativas, e suas expectativas determinam suas ações. Uma crença é um hábito da mente no qual a confiança se torna uma convicção que aceitamos. No final das contas, uma crença é mais do que uma ideia que uma pessoa tem. É uma ideia que tem uma pessoa. 

Benjamim Franklin disse: "Bem-aventurado é aquele que nada espera, pois nunca será decepcionado". Se quiser realizar algo na vida, você tem de estar disposto a se decepcionar. Você precisa esperar o sucesso. Isso significa que você sempre terá sucesso? Não. Você fracassará. Cometerá erros. Mas, se esperar vencer, você maximiza seu talento, e continua tentando. 

O Advogado Kerry Randall afirmou: "Contrária à opinião popular, a vida não fica melhor por acaso, a vida melhora por causa da mudança. E essa mudança sempre acontece por dentro; é a mudança de pensamento que cria uma vida melhor". A melhora é fruto da mudança, mas a mudança requer confiança. Por essa razão, você precisa fazer da confiança em si mesmo uma prioridade. Acreditar em seu potencial, em si mesmo, em sua missão e em seu próximo deve ser o primeiro item de sua lista. 

✔ Não podemos viver de um modo que seja inconsistente com as expectativas que temos para nós mesmos. 

AS AÇÕES DETERMINAM OS RESULTADOS 

Resultados são frutos de ações. Isso talvez seja óbvio na esfera física. A terceira lei do movimento de Sir Isaac Newton afirma que, para cada ação, há uma reação igual e contrária. No entanto, na esfera humana, muitas pessoas não fazem a relação. Elas simplesmente esperam bons resultados. Esperança não é uma estratégia. Se quiser bons resultados, você precisa executar boas ações. Se quiser executar boas ações, você precisa ter boas expectativas. Para ter boas expectativas, você, primeiro, tem de acreditar. Tudo converge para isso. A celebridade do rádio Paul Harvey observou: "Se você não vive algo é porque não acredita." Tudo começa com acreditar. 


ACREDITAR É ALGO QUE DETERMINA AS EXPECTATIVAS 

Se quiser que seu talento chegue ao seu nível mais alto, então não comece concentrando-se em seu talento. Comece aproveitando o poder de sua mente. Suas crenças controlam tudo o que você faz. Realizações são mais do que uma questão de trabalhar mais arduamente ou de um modo mais esperto. É também uma questão de acreditar positivamente. Alguém chamou isso de síndrome do "como era de se esperar". Se você espera fracassar, como era de se esperar, você fracassará. Você se transforma naquilo que está dentro de você". 

Não sei quais desafios você enfrenta. Talvez eles estejam ficando maiores a cada dia, ou talvez já estejam tão grandes quanto possível, como o monte Everest. Mas sei disto: a única maneira pela qual você pode se levantar para enfrentar os desafios com eficiência é esperar que eles venham. Você não supera desafios tornando-os menores. Você os supera tornando-se maior! 


AS AÇÕES DETERMINAM OS RESULTADOS 

Resultados são frutos de ações. Isso talvez seja óbvio na esfera física. A terceira lei do movimento de Sir Isaac Newton afirma que, para cada ação, há uma reação igual e contrária. No entanto, na esfera humana, muitas pessoas não fazem a relação. Elas simplesmente esperam bons resultados. Esperança não é uma estratégia. Se quiser bons resultados, você precisa executar boas ações. Se quiser executar boas ações, você precisa ter boas expectativas. Para ter boas expectativas, você, primeiro, tem de acreditar. Tudo converge para isso. A celebridade do rádio Paul Harvey observou: "Se você não vive algo é porque não acredita". Tudo começa com acreditar. 


A PAIXÃO FORTALECE SEU TALENTO 

A paixão pode dar energia a cada aspecto da vida de uma pessoa - incluindo seu talento. Você já conheceu uma pessoa com grande paixão que perdeu a vitalidade para agir segundo aquilo que importava para ela? Duvido. Uma pessoa apaixonada com talento limitado superará em termos de desempenho uma pessoa passiva que tenha um talento maior. Por quê? Porque pessoas apaixonadas agem com um entusiasmo ilimitado e simplesmente seguem em frente! Talento mais paixão dá energia. 

O velho ditado é verdadeiro: "Descubra algo que você goste de fazer tanto a ponto de fazê-lo com satisfação sem receber nada em troca e, se aprender a fazê-lo bem, as pessoas, algum dia, terão o prazer de lhe pagar para fazê-lo". Quando é isso que acontece, então as palavras de um mote que o Dr. Charles Mayo mantinha na parede de seu escritório são verdadeiras: "Não há nada mais divertido que o trabalho". 

. . . A paixão é o primeiro passo para a realização. 

Gostar do que você faz é a chave que abre a porta para a realização. Quando você não gosta do que está fazendo, isso realmente fica visível - não importa até onde você vá para tentar fingir o contrário. 

É difícil fazer algo quando você não tem vontade de fazê-lo. É por isso que a paixão é tão importante. 


O PREPARO, A INICIATIVA, AS DESCULPAS 


O filósofo chinês Mencius deu este parecer: "Se suas ações são mal sucedidas, procure a razão em si mesmo. Quando o seu ser for correto, o mundo todo se voltará para você". Se lhe falta iniciativa, a única maneira pela qual você poderá mudar isso é, primeiro, identificar o problema específico. Pense nas razões por que falta iniciativa às pessoas que já se passaram em nossas vidas, ou que conheçamos. Você está negando as consequências por não tomar a iniciativa e assumir a responsabilidade para si? Você está esperando que os outros o motivem, em vez de se esforçar para se motivar? Você está esperando que tudo esteja perfeito para você agir? Você está fantasiando o amanhã, em vez de se concentrar no que pode fazer hoje? Ou há algum outro problema que o está impedindo de agir?

O que é importante é que você separe as razões legítimas das desculpas. A desculpa põe a culpa em alguém ou alguma coisa, menos em você. Desculpas são como placas de saída na estrada do progresso. Elas nos tiram do caminho. Saiba disso: é mais fácil passar do fracasso para o sucesso do que de desculpas para o sucesso. Livre-se das desculpas. Uma vez feito isso, você poderá voltar sua atenção para as razões e para a superação.

As pessoas a quem falta iniciativa não conseguem ver as consequências da falta de ação. As pessoas a quem falta iniciativa procuram o tempo perfeito para agir. As pessoas a quem falta iniciativa querem que outra pessoa as motive. 

O funcionário público e economista inglês Sir Josiah Stamp observou: "É fácil fugir às nossas responsabilidades, mas não podemos fugir às consequências de fugirmos às nossas responsabilidades." É verdade. Tudo o que fazemos ou deixamos de fazer, nos alcançará no final. Aqueles que nunca têm iniciativa muitas vezes acabam como o homem no verso do dramaturgo inglês James Albery

Ele dormia sob a lua;
Aquecia-se sob o sol.
Levava a vida dizendo "vou fazer";
E morreu sem fazer nada. 

Não deixe que isso aconteça com você. 

As pessoas a quem falta iniciativa gostam mais do amanhã do que do hoje.  

Umas das razões por que os que não tem iniciativa têm dificuldade para começarem é que eles concentram sua atenção no amanhã, e não no hoje. O musico jazzista Jimmy Lyons observou: "Amanhã é o único dia do ano que agrada a um homem preguiçoso". Mas esta atitude faz-nos ter problemas porque o único momento sobre o qual temos algum controle é o presente. 

"Para movermos o mundo, precisamos primeiro nos mexer". - Sócrates 


Por isso, suponhamos que você protele uma tarefa que seja necessária. (Se não for, não a protele; elimine-a.) Para superar as dificuldades, concentre-se no que você obterá com ela se a fizer. Completar a tarefa trará um benefício financeiro? Limpará o caminho para outra coisa que você gostaria de fazer? Representa um marco em seu desenvolvimento ou na conclusão de algo maior? Pelo menos ajuda a prepará-lo emocionalmente? Se procurar uma razão positiva, você provavelmente irá achá-la. 

A maior mentira que contamos para nós mesmos quando o assunto é ação é: "Vou fazer isso depois."

7 Dicas

1. Aceite a responsabilidade por sua vida. 
2. Examine suas razões para não ter iniciativa.
3. Concentre-se nos benefícios de se completar uma tarefa.
4. Compartilhe seu objetivo com um amigo que irá ajudá-lo. 
5. Divida tarefas grandes em tarefas menores. 
6. Determine prazos específicos para tarefas que você pode protelar.
7. Lembre-se: Preparar-se inclui fazer. 

.  .  . 

"O maior tempo perdido é o tempo de começar". - Dawson Trotman 

"A água não sai a menos que a torneira esteja aberta". - Louis L'Amour 


Desejo não é suficiente. Boas intenções não são suficientes. Talento não é suficiente. Sucesso requer iniciativa. Michael E. Angier, fundador da SucessNet, afirmou: "Idéias não servem para nada. Intenções não tem força. Planos não são nada... a menos que sejam seguidos por ações. Faça isso agora!"

O FOCO 

O foco pode trazer um grande poder. Sem ele, você muitas vezes se sentirá esgotado e incapaz de fazer muita coisa. Com ele, você descobrirá que seus talentos e habilidades ganham direção e intencionalidade. E essas qualidades compensam produzindo resultados. Foco é algo que não vem naturalmente para a maioria das pessoas.  

O poeta William Matthews escreveu: "Um talento bem cultivado, aprofundado e expandido, vale cem aptidões superficiais. 

O FOCO LHE DÁ ESTÍMULO 

O estudioso e educador David Star Jordan declarou: "O mundo se põe de lado para deixar passar qualquer pessoa que saiba para onde está indo". Em um mar de mediocridade, simplesmente saber o que você quer fazer e depois fazer um esforço para alcança-lo distingue você de quase todas as demais pessoas. O foco sempre tem um impacto. Só por lutar para ser melhor do que você é, você se torna digno, mesmo não tendo realizado o que deseja. 

O FOCO AUMENTA SUA ENERGIA 
O FOCO AMPLIA SUA VIDA
O FOCO DEVE SER INTENCIONALMENTE MANTIDO 

Mike Kendrick afirma: "Aquilo em que você foca se expande". Isso pode parecer irônico, mas é verdade. Você já percebeu que, ao pensar em comprar um determinado modelo de carro, você começa a vê-lo em todos os lugares? Estreitar sua visão amplia sua perspectiva. Por outro lado, se você realmente tentar ampliar sua visão, em vez de captar mais, ela simplesmente o deixa cansado. Se quiser expandir sua capacidade, então foque. 

As pessoas não permanecem focadas naturalmente. Assim como a luz naturalmente perde seu foco e fica difusa, o mesmo acontece com a atenção das pessoas. É preciso muito esforço, mas o resultado é significativo.

As pessoas que são indecisas quanto ao que querem fazer ou aonde querem ir, não podem usar sua força de vontade, ou seu talento. Consequentemente, elas estarão simplesmente à deriva. 

Ser intencional tem a ver com concentrar-se em fazer as coisas certas,momento após momento, dia após dia, e depois ir até o fim com elas de um modo consistente. Como disse o presidente John F. Kennedy: "Esforços e coragem não são suficientes sem propósito e direção". 

DESAFIE SUAS DESCULPAS 

As pessoas que não sabem o que estão fazendo logo ficam frustradas. Todos temos razões para não fazer o que devemos fazer. Não temos tempo suficiente. Não temos recursos suficientes. Não temos ajuda suficiente. Temos problemas. Temos falhas. Temos distrações. Devemos deixar que essas coisas nos desviem do caminho? Não! 

"Não deixe que o ontem ocupe grande parte do hoje". 
          Will Rogers 








Portal Teologia & Missões

About Portal Teologia & Missões -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :