segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Acervo da Teologia

* John Boyle / Biografia


Rev. Jonh Boyle, O Hudson Taylor da Igreja Presbiteriana do Brasil

“O Ministério de Jonh Boyle, o Hudson Taylor da Igreja Presbiteriana no Brasil”

John Boyle nasceu em 1º/03/1845 no condado de Spencer, norte do estado de Kentacky-EUA. Teve formação teológica conservadora e fiel à Confissão de Fé de Westminster.Veio com a esposa para o Brasil em 1873, trabalhando inicialmente no Recife e posteriormente em Campinas-SP a fim de auxiliar Edward Lane (1875).

Em 1879 fixou-se em Mogi-Mirirm, de onde atingiu com o evangelho Cabo Verde e Cajuru. Em Cajuru a igreja nasceu na casa de Miguel Rizzo, cujo filho, Miguel Rizzo Jr, veio a tornar-se grande pastor presbiteriano, conhecido como o “príncipe do púlpito presbiteriano”. Ali Boyle também levou a Cristo outro importante pastor presbiteriano, Álvaro Reis, o grande evangelista e doutrinador da Igreja do Rio de Janeiro.

Apartir de 1881, John Boyle se embrenhou no interior norte de São Paulo e sul de Minas e estabeleceu o que veio a ser os primórdios da Missão Presbiteriana. Boyle viajou mais de 300 quilômetros distribuindo Bíblias até a região da longínqua Uberaba (MG), descobrindo cerca de 50 cidades grandes e vilas. Essas viagens pioneiras de Boyle propiciaram o estabelecimento do presbiterianismo em toda a nação brasileira.

Em 1886, depois de um curto período nos EUA em gozo de férias, Boyle fixou sua Missão definitivamente em Bagagem-MG.

Em 1888, Boyle fez uma longa viagem por Goiás, passando por Santa Luzia de Goiás (Luziânia), Catalão, Caldas (Caldas Novas), Morrinhos, Formosa, Jaraguá, Entre Rios, Curralinhos e Goiás, a capital da província.

No ano seguinte ele abriu a terceira estação missionária da igreja do Sul (Missão Para o Interior do Brasil), que abrangia os estados de Minas e Goiás, refazendo o mesmo percurso missionário acompanhado do Rev. Frank A. Cowan. Era seu desejo evangelizar também o vale do Rio Tocantins, aonde não chegou a ir. As outras duas estações da Missão eram: Missão Norte (Maranhão, Ceará e Pernambuco),Missão Sul (Campinas-SP).

Boyle foi, ao lado do Rev. Alexander L. Blackford, o principal arquiteto do Sínodo Brasileiro em setembro de 1888. Sua proposta era dar à igreja brasileira autonomia plena, inclusive com a entrega das instituições educacionais à direção dos pastores brasileiros, contudo, Blackford não concordou, e foi aprovada uma autonomia parcial, onde os pastores nacionais obtiveram apenas jurisdição eclesiástica sobre as suas igrejas. Boyle, porém, avisou que isso causaria muitos problemas. No Sínodo, Blackford foi eleito moderador, e Boyle, vice-moderador. Nesse mesmo ano publicou o maior hinário evangélico do Brasil até então, "Hinos Evangélicos e Cânticos Sagrados", com 604 hinos. No Hinário Novo Cânticofiguram duas composições suas: “A Minha Alma Está Manchada” (nº 72) e “Sobre Nuvem, Fulgurante” (nº 295).

Em 1889, Boyle fundou o jornal, "O Evangelista" que foi caracterizado pela polêmica com o catolicismo.

Boyle faleceu em 04/10/1892, vitimado repentinamente por um enfarte aos 47 anos de idade. Blackford havia falecido em Atlanta-EUA (1890) fazendo imensa falta à liderança da igreja brasileira. Nesse ano, contudo,além de Boyle, faleceram: Edward Lane, em Campinas-SP e Miguel Torres, em Caldas-MG. A morte desses gigantes da fé brasileira contribuiu para o agravamento dos problemas latentes na IPB que desencadearam finalmente no cisma de 1903. Os caminhos da providência divina não são os nossos caminhos e as lições desse “ano fatídico” de 1892 devem nos chamar à meditação reverente diante da soberania do Senhor da Igreja! Boyle legou-nos as igrejas de Santa Luzia de Goiás-GO (IPI de Luziânia hoje), Paracatu-MG, Bagagem-MG e Araguari-MG, organizadas em 1893 por seus discípulos.

O que a vida missionária do Rev. John Boyle nos ensina?

(1) Que devemos levar o evangelho até onde os perdidos estão e não esperar que venham tranquilamente até nós.
(2) Que devemos amar o nosso trabalho e dedicarmo-nos ao máximo nele para a glória de Deus!
(3) Que é preciso viver o Evangelho e servir ao Evangelho com desapegada simplicidade.

Com amor, Rev. Hélio de O. Silva

Fonte: http://revhelio.blogspot.com.br 



Acervo da Teologia

About Acervo da Teologia -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :