"AO CONTRÁRIO DE MUITOS, NÃO NEGOCIAMOS A PALAVRA DE DEUS VISANDO A ALGUM LUCRO; ANTES, EM CRISTO FALAMOS DIANTE DE DEUS COM SINCERIDADE, COMO HOMENS ENVIADOS POR DEUS". 2 Coríntios 2. 17



segunda-feira, 25 de agosto de 2014

* Igreja Presbiteriana do Brasil - 155 Anos / O Início

Igreja Presbiteriana do Brasil - 155 anos!

               Rev. Hélio O. Silva
1ª I. P. GoiâniaGO

Ashbell G. Simonton
                [1] O Fundador do presbiterianismo no Brasil foi o Rev. Ashbel Green Simonton (1833-1867). No breve período em que viveu no Brasil, Simonton, auxiliado por alguns colegas, fundou o primeiro periódico evangélico do país (Imprensa Evangélica, 1864), criou o Presbitério do Rio de Janeiro (1865), organizou um seminário (1867) e fundou uma escola paroquial (1867). O Rev. Ashbel Simonton morreu vitimado pela febre amarela aos 34 anos, em 1867.
                

[2] Os principais colaboradores de Simonton naquele período foram seu cunhadoAlexander L. Blackford, que em 1865 organizou as Igrejas de São Paulo e Brotas-SP; Francis J. C. Schneider, que trabalhou entre os imigrantes alemães em Rio Claro-SP, lecionou no seminário do Rio e foi missionário na Bahia; e George W. Chamberlain, grande evangelista, operoso pastor da Igreja de São Paulo e fundador da Escola Americana (Mackenzie).

 [3] Poucas igrejas foram organizadas nesse período (Lorena-SP, Borda da Mata (Pouso Alegre-MG) e Sorocaba-SP). O homem que mais contribuiu para a criação dessas e outras igrejas foi o notável Rev. José Manoel da Conceição (1822-1873), um ex-padre, que se tornou o primeiro brasileiro a ser ordenado ministro do evangelho (16/12/1865). Conceição visitou a pé incansavelmente dezenas de vilas e cidades no interior de São Paulo, Vale do Paraíba e sul de Minas, pregando o evangelho da graça.

[4] A partir de 1881, o Rev. John Boyle se embrenhou no interior norte de São Paulo e sul de Minas e estabeleceu o que veio a ser os primórdios da Missão Presbiteriana. Boyle viajou mais de 300 quilômetros distribuindo Bíblias até a região da longínqua Uberaba (MG), descobrindo cerca de 50 cidades grandes e vilas. Essas viagens pioneiras de Boyle propiciaram o estabelecimento do presbiterianismo em toda a nação brasileira
Em1888, Boyle fez uma longa viagem por Goiás, passando por Santa Luzia de Goiás (Luziânia), Catalão, Caldas (Caldas Novas), Morrinhos, Formosa, Jaraguá, Entre Rios, Curralinhos e Goiás, a capital da província. No ano seguinte ele abriu a terceira estação missionária da igreja do Sul , que abrangia os estados de Minas e Goiás. Era seu desejo evangelizar também o vale do Rio Tocantins, aonde não chegou a ir.

 [5] A partir de 1926, a Missão Oeste do Brasil assume o campo de Goiás, estabelecendo a Igreja de Araguari-MG como campo central. Partindo de Araguari, até 1957, o campo de Goiás se expandiria, seguindo os trilhos da estrada de ferro, para as cidades de Anápolis (1927), Goiandira, Pires do Rio, Cachoeira, Ipameri, Catalão e finalmente em Goiânia em 1935 com a fundação da Primeira Igreja (organizada em 05/1948).

         [6] Estatística atualizada da IPB:
1996 = 374.809 membros em 1.744 igrejas e 1.574 pontos de pregação.
2005 (estimativa) = 458.909 membros. 4.160 igrejas e congregações.
2009 (estimativa) = 844.793 membros. 4.264 igrejas/ 3879 congregações/ 2.471 pontos de pregação. Nos últimos sete anos a IPB praticamente dobrou seu tamanho!
          
      Atualmente 70% das igrejas jurisdicionadas enviam contribuições ao SC/IPB, sendo a região que mais envia o Sudeste e depois, o Centro-Oeste, nossa região. Goiás é o 7º colocado em envio de recursos à denominação. 
       
       Só no primeiro semestre de 2012 a IPB comemora:

1. A tradução completa da Bíblia na língua Tiriyó (norte do Pará) após 50 anos de espera (a 4ª tradução completa – Caiuá/Terena/Tikuna e Tiriyó).
2. 76 irmãos novos batizados em Niakhar, no Senegal.
3. Inauguração da 1ª Igreja presbiteriana na Cidade do Panamá.
4.     Tradução completa do livro de Rute para 13 tribos diferentes reunidas num curso de tradução bíblica no Mato Grosso.
5.     Plantação de uma nova igreja Presbiteriana em La Reina, em Santiago, no Chile.
6.     Um grupo de brasileiros passou um mês em Guiné Bissau, trabalhando na construção da nova escola de Tabanka Serração.
7.     Inauguração da Fundação Presbiteriana Albanesa, na cidade de Tirana, capital da Albânia. Sede da Igreja Presbiteriana e centro de ministração de vários cursos de auxílio à população albanesa.
8.     A igreja Presbiteriana de Sevilha (Espanha) comemorou 6 anos de fundação, sendo referencial do amor de Deus nessa cidade.
9.     Nos últimos 6 meses foram recebidos mais 64 novos membros por profissão de fé e batismo em Epicolândia-AC; 32 em Rio Largo-AL; 40 em Nova Monte Verde-MT; 89 em Colniza-MT (campo assumido pelo Rev. Adérico – formado no SPBC-Goiânia).

     Há muito pelo que comemorar e também interceder. Essa é a IPB, sua igreja, você faz parte dessa história!

Um comentário:

E SE FOSSE VOCÊ?

E SE FOSSE VOCÊ?

Postagens populares

.

DOUTOR DA IGREJA GREGA - MAIOR PREGADOR DA IGREJA PRIMITIVA - MESTRE DA RETÓRICA, DA HOMILÉTICA!

DOUTOR DA IGREJA GREGA - MAIOR PREGADOR DA IGREJA PRIMITIVA - MESTRE DA RETÓRICA, DA HOMILÉTICA!
Você deseja honrar o corpo de Cristo? Não o ignore quando ele está nu. Não o homenageie no templo vestido com seda quando o negligencia do lado de fora, onde ele está malvestido e passando frio. Ele que disse "Este é o meu corpo" é o mesmo que diz "Tu me vistes faminto e não me destes comida" e «quantas vezes o fizestes a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim o fizestes» (Mateus 25:40)... Que importa se a mesa eucarística está lotada de cálices de ouro quando seu irmão está morrendo de fome? Comeces satisfazendo a fome dele e, depois, com o que sobrar, poderás adornar também o altar.

João Crisóstomo, Comentário sobre Mateus

♛ Uma das características mais recorrentes das homilias de João Crisóstomo (347-407) é sua ênfase no cuidado com os necessitados. Ecoando temas do Evangelho de Mateus, ele exorta os ricos a abandonarem o materialismo para ajudar os pobres, empregando todas as suas habilidades retóricas para envergonhar os ricos e obrigá-los a abandonar o consumismo mais conspícuo:


“Honras de tal forma teus excrementos a ponto de recebê-los em vasilhas de prata quando outro homem criado à imagem de Deus está morrendo de frio?”


— João Crisóstomo