terça-feira, 26 de novembro de 2013

Acervo da Teologia

*Conselhos Sobre Leitura/ Richard Baxter


CONSELHOS SOBRE LEITURA
por Richard Baxter (1615-1691)


Faça uma escolha cuidadosa dos livros que você lê; deixe as Escrituras Sagradas terem sempre a preferência, e ao lado delas, tenha textos teológicos sólidos e vigorosos que melhor se expõem e aplicam as escrituras; e próximo deles, tenha também algumas histórias confiáveis, especialmente as da Igreja... mas, tome cuidado com os falsos mestres que podem corromper seu entendimento!

1. Como o Espírito de Deus é apresentado de forma mais excelente na Sagrada Escritura do que em qualquer outro livro, ela tem mais poder e maior capacidade de transmitir o Espírito, e nos tornar espirituais, imprimindo-a em nossos corações. Como há mais sobre Deus nela, isso vai nos familiarizar mais com Ele, trazer-nos para mais próximo dEle, e fazer o leitor mais reverente, sério e divino. Deixem a escritura ter o primeiro lugar em seus corações e em suas mãos, e que os outros livros sejam usados subordinados a ela. Os esforços do diabo e dos papistas para mantê-la longe de você, é não lhe mostrar que ela é desejável e necessária para você.

2. Os escritos de teólogos não são nada mais que pregação do evangelho para os olhos, assim como a voz que prega é para o ouvido. A pregação falada tem a preeminência em mover as afeições, e varia de acordo com as circunstâncias da congregação que a assiste: desta forma, o leite vem mais quente do peito. Mas os livros têm a vantagem em muitos outros aspectos: você pode ler qualquer pregador competente sempre que você quiser, mas a média de apenas um para ouvir. Nem toda congregação pode ouvir os pregadores mais competentes ou poderosos: mas cada pessoa pode ler os livros do mais poderoso e competente deles. Pregadores poderiam até ser silenciados ou banidos quando os livros estão em nossas mãos. Livros podem ser mantidos a um custo menor do que os pregadores. Podemos escolher os livros que tratam de assuntos que desejamos ouvir, mas não podemos escolher que assunto o pregador deve tratar. Podemos ter os livros em mãos todos os dias; mas só podemos ter sermões raramente, em horários fixos. Se sermões forem esquecidos, eles se foram; mas um livro podemos ler sempre, até nos lembrarmos; podemos voltar a lê-lo sempre, seja para nosso prazer ou para nosso lazer. Assim, bons livros são uma grande misericórdia para o mundo; o Espírito Santo escolheu a forma escrita para preservar Suas leis e doutrina para a Igreja; sabemos que essa é uma maneira fácil e confiável de mantê-la segura para todas as gerações, em comparação a meras tradições verbais.

3. Você precisa de um mestre criterioso por perto para orientá-lo sobre quais livros usar ou rejeitar, pois entre os bons livros há alguns ótimos que são sólidos e vigorosos; e alguns bons, mas medíocres, fracos e um pouco maçantes; e outros são muito bons em parte, mas estão misturados com erros ou imprudências e expressões descuidadas; servem mais para confundir, do que edificar o fraco.


O guia de Baxter para avaliar um livro

Enquanto você o lê, pergunte-se:

1. Eu poderia gastar este tempo de uma maneira melhor?

2. Existem melhores livros que me edificam mais?

3. Os amantes de um livro como esse são grandes amantes do Livro de Deus e de uma vida santa?

4. Será que este livro vai aumentar o meu amor à Palavra de Deus, matar o meu pecado, e me preparar para a vida futura?

Acervo da Teologia

About Acervo da Teologia -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :

1 comentários:

Write comentários
27 de novembro de 2013 07:49 delete

"A OBRA DE MISSÕES É FEITA DOS PÉS DE QUEM VAI,
DOS JOELHOS DE QUEM ORA
E DAS MÃOS DE QUEM CONTRIBUI."
"porque, se anuncio o evangelho,
não tenho de que me gloriar,
pois me é imposta essa obrigação;
e ai de mim se não anunciar o evangelho!"
1 Coríntios 9:16
VIAGENS MISSIONÁRIAS
Site:
http://veredasmissoes.blogspot.com.br
Email:
abnartes@bol.com.br
Telefone:
(74) 9966-3839
Face:
https://www.facebook.com/abnaias.duraes.5
Pregando o EVANGELHO a toda criatura
ás margens de todo rio SÃO FRANCISCO e nos
POVOADOS DO INTERIOR DA BAHIA
distribuindo Cestas básicas,roupas e calçados etc...
como JESUS mandou...
SEJA UM(A) PARCEIRO(A) MINISTERIAL!!!
CONTA MISSIONÁRIA:
Bradesco
Agência: 3601-3
Conta Poupança: 1001608-8

Reply
avatar