"AO CONTRÁRIO DE MUITOS, NÃO NEGOCIAMOS A PALAVRA DE DEUS VISANDO A ALGUM LUCRO; ANTES, EM CRISTO FALAMOS DIANTE DE DEUS COM SINCERIDADE, COMO HOMENS ENVIADOS POR DEUS". 2 Coríntios 2. 17



sexta-feira, 3 de agosto de 2012

*O Que é a Angelologia? Definição

Pergunta: "O que é a Angelologia?"

Resposta:
A Angelologia é o estudo dos anjos. Hoje em dia existem muitos pontos de vista sobre os anjos que não se alinham com a Bíblia. Alguns acreditam que os anjos são seres humanos que morreram. Outros acreditam que os anjos são fontes impessoais de poder. Outros ainda negam a existência de anjos inteiramente. A compreensão bíblica da Angelologia irá corrigir essas falsas crenças. A Angelologia nos ensina o que a Bíblia diz sobre os anjos. É um estudo de como os anjos se relacionam com a humanidade e servem os propósitos de Deus. Aqui estão algumas questões importantes na Angelologia:

O que a Bíblia diz sobre os anjos? Os anjos pertencem a uma ordem completamente diferente da dos seres humanos. Os seres humanos não se tornam anjos após a morte. Os anjos nunca se tornarão, e nunca foram, seres humanos. Deus criou os anjos assim como criou a humanidade.

Os anjos são do sexo masculino ou feminino? A Bíblia não necessariamente apoia o sexo dos anjos como sendo masculino ou feminino. Sempre que um gênero é "atribuído" a um anjo na Bíblia, o sexo masculino (Gênesis 19:10,12; Apocalipse 7:2; 8:3; 10:7) é mencionado e os únicos nomes atribuídos aos anjos são Miguel e Gabriel, geralmente considerados nomes masculinos.

Nós temos anjos da guarda? Não há dúvida de que os anjos bons ajudam a proteger os fiéis, revelam informações, orientam as pessoas e, em geral, ministram aos filhos de Deus. A questão difícil é se cada pessoa ou cada crente tem um anjo atribuído a ele/ela.

Quem/O que é o anjo do Senhor? A identidade precisa do "anjo do Senhor" não é dada na Bíblia. No entanto, há muitas e importantes "pistas" quanto à sua identidade.

O que são querubins? São querubins anjos? Os querubins são seres angélicos envolvidos na adoração e louvor de Deus. Além de cantar os louvores de Deus, eles também servem como um lembrete visível da majestade e glória de Deus e da Sua presença permanente com o Seu povo.

O que são serafins? Os serafins são anjos? Isaías capítulo 6 é o único lugar na Bíblia que menciona especificamente os serafins. Os serafins ("seres ardentes") são seres angelicais associados com a visão do profeta Isaías de Deus no templo.

A Angelologia nos dá a perspectiva de Deus sobre os anjos. Os anjos são seres pessoais que adoram e obedecem a Deus. Às vezes Deus envia anjos para "interferir" no curso da humanidade. A Angelologia nos ajuda a reconhecer a guerra que existe entre os anjos de Deus e Satanás e seus demônios. Uma compreensão adequada da Angelologia é muito importante. Quando entendemos que os anjos são seres criados assim como nós, percebemos que adorar ou orar aos anjos rouba de Deus a glória que só a Ele pertence. Foi Deus, e não anjos, que enviou o Seu Filho para morrer por nós, que nos ama e cuida de nós, e que é o único digno de nossa adoração.

Um versículo-chave sobre a Angelologia é Hebreus 1:14: "Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?"


Fonte confiável de estudos
http://www.gotquestions.org/Portugues 

Detalhes sobre os anjos no tópico ANGELOLOGIA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

500 ANOS DA REFORMA

500 ANOS DA REFORMA

Postagens populares

.

E SE FOSSE VOCÊ?

E SE FOSSE VOCÊ?

DOUTOR DA IGREJA GREGA - MAIOR PREGADOR DA IGREJA PRIMITIVA - MESTRE DA RETÓRICA, DA HOMILÉTICA!

DOUTOR DA IGREJA GREGA - MAIOR PREGADOR DA IGREJA PRIMITIVA - MESTRE DA RETÓRICA, DA HOMILÉTICA!
Você deseja honrar o corpo de Cristo? Não o ignore quando ele está nu. Não o homenageie no templo vestido com seda quando o negligencia do lado de fora, onde ele está malvestido e passando frio. Ele que disse "Este é o meu corpo" é o mesmo que diz "Tu me vistes faminto e não me destes comida" e «quantas vezes o fizestes a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim o fizestes» (Mateus 25:40)... Que importa se a mesa eucarística está lotada de cálices de ouro quando seu irmão está morrendo de fome? Comeces satisfazendo a fome dele e, depois, com o que sobrar, poderás adornar também o altar.

João Crisóstomo, Comentário sobre Mateus

♛ Uma das características mais recorrentes das homilias de João Crisóstomo (347-407) é sua ênfase no cuidado com os necessitados. Ecoando temas do Evangelho de Mateus, ele exorta os ricos a abandonarem o materialismo para ajudar os pobres, empregando todas as suas habilidades retóricas para envergonhar os ricos e obrigá-los a abandonar o consumismo mais conspícuo:


“Honras de tal forma teus excrementos a ponto de recebê-los em vasilhas de prata quando outro homem criado à imagem de Deus está morrendo de frio?”


— João Crisóstomo