"AO CONTRÁRIO DE MUITOS, NÃO NEGOCIAMOS A PALAVRA DE DEUS VISANDO A ALGUM LUCRO; ANTES, EM CRISTO FALAMOS DIANTE DE DEUS COM SINCERIDADE, COMO HOMENS ENVIADOS POR DEUS". 2 Coríntios 2. 17



sábado, 3 de março de 2012

*Demonologia Cristã / Definição

DEMONOLOGIA CRISTà

Pergunta: "O que é a demonologia cristã?"

Resposta:A demonologia é o estudo dos demônios. A demonologia cristã é o estudo do que a Bíblia ensina sobre os demônios. Intimamente relacionada com a angelologia, a demonologia cristã nos ensina sobre os demônios, o que são e como nos atacam. Satanás e seus demônios são anjos caídos, ou seja, verdadeiros seres pessoais que guerreiam contra Deus, os santos anjos e a humanidade. A demonologia cristã nos ajuda a ser conscientes de Satanás, seus servos e esquemas malignos. Aqui estão algumas questões importantes na demonologia cristã:

O que a Bíblia diz sobre os demônios? A Bíblia indica que os demônios são anjos caídos - anjos que juntamente com Satanás se rebelaram contra Deus. Satanás e seus demônios agora desejam enganar e destruir todos aqueles que seguem e adoram a Deus.

Como, por que e quando Satanás caiu do céu? Satanás caiu do céu por causa do pecado do orgulho, o que causou a sua rebelião contra Deus. Quando exatamente ele pecou não está registrado nas Escrituras. Pode ter ocorrido fora do tempo como nós o conhecemos, isto é, antes da criação do tempo e do espaço.

Por que Deus permitiu que alguns dos anjos pecassem? Os anjos que caíram e se tornaram demônios tinham uma escolha de vontade própria para fazer - Deus não forçou ou encorajou qualquer um dos anjos a pecar. Eles pecaram de livre e espontânea vontade e, portanto, são dignos da ira eterna de Deus.

Os cristãos podem ser possuídos por demônios? Nós fortemente mantemos a crença de que um cristão não possa ser possuído por um demônio. Acreditamos que há uma diferença entre ser possuído por um demônio e ser oprimido ou influenciado por um demônio.

Existe atividade de espíritos demoníacos no mundo de hoje? Considerando o fato de que Satanás "anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar" (1 Pedro 5:8) e sabendo que ele não é onipresente, é lógico supor que ele envia os seus demônios para fazer o seu trabalho neste mundo.

Quem ou o que eram os nefilins? Os nefilins ("gigantes caídos") eram filhos de relações sexuais entre os filhos de Deus e filhas dos homens em Gênesis 6:1-4. Há muito debate sobre a identidade dos "filhos de Deus".

Muitas pessoas acreditam que Satanás e seus demônios sejam apenas personificações do mal. A demonologia cristã nos ajuda a entender a natureza do nosso inimigo espiritual. Ela nos ensina a resistir e vencer o diabo e suas tentações. Graças a Deus pela vitória sobre as trevas por meio do nosso Senhor Jesus Cristo! Embora o cristão não deva ser obcecado com a demonologia, um claro entendimento dessa área vai ajudar a acalmar nossos medos, manter-nos vigilantes e lembrar-nos a ficar perto de nosso Senhor Jesus Cristo. Como seguidores de Cristo, temos o Espírito Santo habitando em nossos corações, e "maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo" (1 João 4:4).

Uma passagem importante relacionada à demonologia cristã é 2 Coríntios 11:14-15: "E não é de admirar, porquanto o próprio Satanás se disfarça em anjo de luz. Não é muito, pois, que também os seus ministros se disfarcem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras."


Fonte confiável de estudo 
http://www.gotquestions.org/Portugues 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E SE FOSSE VOCÊ?

E SE FOSSE VOCÊ?

Postagens populares

.

DOUTOR DA IGREJA GREGA - MAIOR PREGADOR DA IGREJA PRIMITIVA - MESTRE DA RETÓRICA, DA HOMILÉTICA!

DOUTOR DA IGREJA GREGA - MAIOR PREGADOR DA IGREJA PRIMITIVA - MESTRE DA RETÓRICA, DA HOMILÉTICA!
Você deseja honrar o corpo de Cristo? Não o ignore quando ele está nu. Não o homenageie no templo vestido com seda quando o negligencia do lado de fora, onde ele está malvestido e passando frio. Ele que disse "Este é o meu corpo" é o mesmo que diz "Tu me vistes faminto e não me destes comida" e «quantas vezes o fizestes a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim o fizestes» (Mateus 25:40)... Que importa se a mesa eucarística está lotada de cálices de ouro quando seu irmão está morrendo de fome? Comeces satisfazendo a fome dele e, depois, com o que sobrar, poderás adornar também o altar.

João Crisóstomo, Comentário sobre Mateus

♛ Uma das características mais recorrentes das homilias de João Crisóstomo (347-407) é sua ênfase no cuidado com os necessitados. Ecoando temas do Evangelho de Mateus, ele exorta os ricos a abandonarem o materialismo para ajudar os pobres, empregando todas as suas habilidades retóricas para envergonhar os ricos e obrigá-los a abandonar o consumismo mais conspícuo:


“Honras de tal forma teus excrementos a ponto de recebê-los em vasilhas de prata quando outro homem criado à imagem de Deus está morrendo de frio?”


— João Crisóstomo