quarta-feira, 4 de maio de 2011

Portal Teologia & Missões

* Calvinismo / Definição


O QUE É O CALVINISMO? É BÍBLICO? QUAIS SÃO OS CINCO PONTOS DO CALVINISMO?

Pergunta: "O que é o Calvinismo? É bíblico? Quais são os cinco pontos do Calvinismo?"

Resposta:Os cinco pontos do Calvinismo podem ser resumidos pelo acrônimo TULIP, referente às iniciais dos pontos em inglês. Eles são a depravação total, a eleição incondicional, a expiação limitada, a graça irresistível e a perseverança dos santos. Aqui estão as definições e referências bíblicas que os calvinistas usam para defender as suas crenças:

Depravação Total - Como resultado da queda de Adão, toda a raça humana é afetada; toda a humanidade encontra-se morta em delitos e pecados. O homem é incapaz de salvar a si mesmo (Gênesis 6:5; Jeremias 17:9, Romanos 3:10-18).

Eleição Incondicional - Porque o homem é morto no pecado, ele é incapaz de iniciar uma resposta a Deus, portanto, na eternidade passada Deus elegeu certas pessoas para a salvação. A eleição e predestinação são incondicionais, ou seja, não se baseiam na resposta do homem (Romanos 8:29-30; 9:11, Efésios 1:4-6, 11-12) porque o homem é incapaz de responder e nem quer.

Expiação Limitada - Porque Deus determinou que certas pessoas seriam salvas como resultado da eleição incondicional de Deus, Ele determinou que Cristo morreria apenas pelos eleitos. Todos a quem Deus elegeu e por quem Cristo morreu serão salvos (Mateus 1:21, João 10:11; 17:09, Atos 20:28, Romanos 8:32, Efésios 5:25).

Graça Irresistível - Aqueles a quem Deus elegeu Ele chama a si mesmo através da graça irresistível. Deus torna o homem disposto a se aproximar dEle. Quando Deus chama, o homem responde (João 6:37, 44; 10:16).

Perseverança dos Santos – Aqueles exatamente a quem Deus elegeu e atraiu a Sim mesmo através do Espírito Santo irão perseverar na fé. Nenhum dos que Deus escolheu serão perdidos; estão eternamente seguros (João 10:27-29, Romanos 8:29-30, Efésios 1:3-14).

Embora todas essas doutrinas tenham uma base bíblica, muitas pessoas rejeitam todas ou algumas delas. Os chamados "calvinistas de quatro pontos" aceitam a depravação total, eleição incondicional, graça irresistível e perseverança dos santos como doutrinas bíblicas. O homem é pecador e definitivamente incapaz de acreditar em Deus por conta própria. Deus elege pessoas com base apenas na Sua vontade - a eleição não é baseada em qualquer mérito na pessoa escolhida. Todos aqueles a quem Deus escolheu virão à fé. Todos aqueles que são verdadeiramente nascidos de novo irão perseverar na fé. 


 Quanto à expiação, no entanto, os calvinistas de quatro pontos creem que a expiação seja ilimitada, argumentando que Jesus morreu pelos pecados de todo o mundo, não só pelos pecados dos eleitos. "E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo" (1 João 2:2). Outros versículos em oposição à expiação limitada são João 1:29, 3:16, 1 Timóteo 2:6 e 2 Pedro 2:1.

Os calvinistas de cinco pontos, no entanto, têm problemas com o Calvinismo de quatro pontos. Primeiro, eles argumentam que se a depravação total for verdadeira, então a expiação ilimitada não pode ser verdade porque, se Jesus morreu pelos pecados de cada pessoa, então se ou não a Sua morte é aplicável a um indivíduo depende em se essa pessoa "aceita" a Cristo ou não. Entretanto, com base na descrição acima da depravação total, o homem em seu estado natural não tem nenhuma capacidade de escolher a Deus, e nem quer. Além disso, se a expiação ilimitada for verdadeira, então o inferno está cheio de pessoas por quem Cristo morreu. 


 Ele derramou o Seu sangue em vão por elas. Para o calvinista de cinco pontos, isso é impensável. Atenção: este artigo é apenas um breve resumo dos cinco pontos do calvinismo. Para uma análise mais aprofundada, por favor visite as seguintes páginas: depravação total, eleição incondicional, expiação limitada, graça irresistível e perseverança dos santos.





Portal Teologia & Missões

About Portal Teologia & Missões -

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :

1 comentários:

Write comentários
16 de junho de 2011 08:50 delete

Olá! Atamos nossa parceria e já estou disponibilizando o seu link no meu blog: www.odeuscontemporaneo.blogspot.com Gostaria que você fizesse o mesmo se pudesse. Grande Abraço, Deus abençoe!

Reply
avatar