"AO CONTRÁRIO DE MUITOS, NÃO NEGOCIAMOS A PALAVRA DE DEUS VISANDO A ALGUM LUCRO; ANTES, EM CRISTO FALAMOS DIANTE DE DEUS COM SINCERIDADE, COMO HOMENS ENVIADOS POR DEUS". 2 Coríntios 2. 17



quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

*Devocional / Efésios 4:6

Efésios 4:6

Estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, - pela graça sois salvos,e, juntamente com Ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus... (Ef: 4:6).

Estar assentado nos lugares celestiais em Cristo Jesus... A posição de sentar significa, descansar, tranquilizar, é interessante que no Antigo Testamento, o sacerdote permanecia de pé constantemente e todos os dias durante o tempo em que oferecia os sacrifícios pelo povo, isso porque esse sacrifício não seria capaz de apagar totalmente aqueles pecados. Ao contrário, com o Senhor Jesus a carta aos Hebreus nos afirma em seu capítulo 10, verso 12, que Jesus tendo oferecido, para sempre, único sacrifício pelos pecados (e não mais, todos os dias, ou de ano em ano), assentou-se à Destra de Deus, ou seja, cumpriu sua missão e agora está ali ao lado do Pai, para desfrutar das benesses que o sacrifício lhe trouxe.

Ao Senhor Jesus foi necessária a morte, para resgaste do povo, para trazer das regiões das trevas, nós, que outrora, andávamos errantes, desobedientes, obstinados, pecadores. Ele morreu, porém ressuscitou e se assentou nos lugares celestiais, onde nós estamos assentados com Ele. Estar assentados “em” Jesus demonstra a posição de autoridade do filho de Deus, não é apenas estar “com” Ele, estar “com” significa, “estar ao lado de”, “acompanhado de”, mas a Palavra diz que estamos “em” que significa, “dentro de”, “inserido em alguma coisa ou lugar”, estamos lá, como igreja, inseridos neste mundo espiritual, que nós já conquistamos através da morte de Jesus. 


 Isso implica em dizer que a igreja já esta lá, e que o céu não é de forma alguma o seu destino, ao contrário, o céu é lugar de origem da igreja, porque é lá que ela está, assentada em Cristo, desde o seu triunfo na cruz.

É necessário o reconhecimento dessa posição de autoridade, estamos espiritualmente lá, carnalmente aqui (por enquanto) por uma limitação física, mesmo porque ao “corpo” (Igreja) é impossível sobreviver sem a “Cabeça” (Cristo Jesus), e é por isso que estamos sim unidos, ligados a Ele de uma forma maravilhosa, misteriosa, mas real.

Analisemos então, se estamos nos lugares celestiais, lá em cima, o nosso pensamento tem que condizer com a posição que ocupamos no mundo espiritual, talvez muitas vezes as circunstâncias nos confundam, mas de forma alguma, retira de nós a posição concedida por Deus. 


 E se estou “lá” em Cristo, entendo que como igreja devo passar pelo mesmo processo: morte, ressurreição, triunfo, para ressurgir, é preciso morrer, espiritualmente falando, tenho que morrer para o mundo, para o pecado e para tudo aquilo que me afasta da vida em Cristo, então quando morremos para o pecado, ressurgimos para uma vida nova em Cristo, e nos assentamos com Ele, em triunfo, em glória, isso já está consumado no mundo espiritual, e será consumado no mundo físico, quando Jesus “levar” sua Igreja, onde não mais existirá a limitação física.

E toda essa autoridade, esse poder dado a igreja, só é possível, através do sacrifício de Jesus, onde a misericórdia não nós dá aquilo que merecemos e a graça nos dá aquilo que não merecemos, e nunca mereceremos por esforço próprio, por isso a salvação é dom de Deus, vem d'Ele, e é para todo aquele que crê em o Nome de Jesus, seu Filho, que Ele, por amor nos entregou e com Jesus nos deu graciosamente (de graça) todas as coisas. Ninguém pode nos separar desse amor, conquistado pela graça e que nos deixa em posição superior, de autoridade, reconheçamos pois nossa autoridade como igreja, e vivamos de acordo com essa posição que por Jesus foi para nós conquistada.


Michael Rossane

Nenhum comentário:

Postar um comentário

500 ANOS DA REFORMA

500 ANOS DA REFORMA

Postagens populares

.

E SE FOSSE VOCÊ?

E SE FOSSE VOCÊ?

DOUTOR DA IGREJA GREGA - MAIOR PREGADOR DA IGREJA PRIMITIVA - MESTRE DA RETÓRICA, DA HOMILÉTICA!

DOUTOR DA IGREJA GREGA - MAIOR PREGADOR DA IGREJA PRIMITIVA - MESTRE DA RETÓRICA, DA HOMILÉTICA!
Você deseja honrar o corpo de Cristo? Não o ignore quando ele está nu. Não o homenageie no templo vestido com seda quando o negligencia do lado de fora, onde ele está malvestido e passando frio. Ele que disse "Este é o meu corpo" é o mesmo que diz "Tu me vistes faminto e não me destes comida" e «quantas vezes o fizestes a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim o fizestes» (Mateus 25:40)... Que importa se a mesa eucarística está lotada de cálices de ouro quando seu irmão está morrendo de fome? Comeces satisfazendo a fome dele e, depois, com o que sobrar, poderás adornar também o altar.

João Crisóstomo, Comentário sobre Mateus

♛ Uma das características mais recorrentes das homilias de João Crisóstomo (347-407) é sua ênfase no cuidado com os necessitados. Ecoando temas do Evangelho de Mateus, ele exorta os ricos a abandonarem o materialismo para ajudar os pobres, empregando todas as suas habilidades retóricas para envergonhar os ricos e obrigá-los a abandonar o consumismo mais conspícuo:


“Honras de tal forma teus excrementos a ponto de recebê-los em vasilhas de prata quando outro homem criado à imagem de Deus está morrendo de frio?”


— João Crisóstomo