"AO CONTRÁRIO DE MUITOS, NÃO NEGOCIAMOS A PALAVRA DE DEUS VISANDO A ALGUM LUCRO; ANTES, EM CRISTO FALAMOS DIANTE DE DEUS COM SINCERIDADE, COMO HOMENS ENVIADOS POR DEUS". 2 Coríntios 2. 17



quarta-feira, 1 de setembro de 2010

*Soteriologia / Doutrina da Salvação



SOTERIOLOGIA (A Doutrina da Salvação)

     “Porque a graça de Deus se há manifestado 
         Trazendo salvação a todos os homens”. Tt 2.11

 1º) – A IMPORTÂNCIA DA MATÉRIA

   “Se com a tua boca confessares a Jesus
     como Senhor,e em teu coração creres
     que Deus o ressuscitou dentre os mortos
     serás SALVO.” Rm 10.9 (Scofield)

     Após essa confissão maravilhosa que uma pessoa faz quando aceita JESUS CRISTO como Senhor e Salvador de sua vida pessoal, ela deveria acima de tudo, conscientizar-se de todas as minudências relativas à DOUTRINA DA SALVAÇÃO – ao estado de salvo – que inicialmente provou e que doravante permeará daí por diante toda a sua vida de Cristão.De fato,todos os salvos em Cristo devem tomar conhecimento dessa tão grande e importante doutrina da Bíblia Sagrada.

Inicialmente vejamos porque é importante o estudo dessa matéria Bíblica:

1.1 – Porque nos dá uma visão global do PLANO DE REDENÇÃO para o decaído e destituído da glória de Deus. Rm 3.23 “Porque todos pecaram e destituídos estão da Glória de Deus”.
1.2 – Porque mostra como o homem, embora nesse estado, tem condição de aproximar-se do Criador, por Jesus Cristo; Ef 2.13 ”Mas agora em Cristo Jesus, vós que antes estáveis longe já pelo sangue de Cristo chegastes perto”.
1.1 – Porque passamos a compreender que Deus nos Salvou pela sua preciosíssima GRAÇA.
Tt 2.11 “porque a Graça de Deus se há manifestado trazendo salvação a todos os homens.”

 1.2 – Porque nos mostra que Deus nos elegeu antes da fundação do mundo dentro da sua eterna presciência – sua capacidade de antever os fatos mesmo antes de acontecerem. I Pe 1.2

  “Eleitos segundo a Presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo: graça e paz vos seja multiplicada” Ef 1.4 “Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que nós fôssemos santos e irrepreensíveis
diante dele em caridade”.

1.3 – Porque nos leva a uma vida cristã autêntica e intrépida no EXERCÍCIO de nossa responsabilidade. Isso fala-nos no destemor e segurança, que trás a salvação. Hb 10.19 “Tendo pois, irmãos ousadia (Intrepidez) para entrar no Santuário, pelo sangue de Jesus”.


  A SALVAÇÃO é um “dom” de Deus (Ef 2.8-9) porque não dizer, a maior dádiva, o mais belo presente, que Deus-Jeová proveu para o homem. Segundo o Apostolo Paulo, é um “dom inefável”, no grego “ANEKDIEGETOS” que significa, “ INDIZÍVEL”.Na verdade, na questão de DAR ninguém se equipara a Deus. Não existe linguagem e vocábulo humano que possa descrever o grande presente que Jeová deu ao homem, JESUS CRISTO. 

Jo 3.16 “PORQUE DEUS AMOU O MUNDO DE TAL MANEIRA QUE DEU O SEU FILHO UNIGÊNITO, PARA QUE TODO AQUELE QUE NELE CRÊ NÃO PEREÇA, MAS TENHA A VIDA ETERNA”.

Aleluia, Desejamos que através desse pequeno opúsculo, possamos compreender com maior profundidade essa“tão grande salvação” – Hb 2.3.

2º) - O SIGNIFICADO DO TERMO – “SOTERIOLOGIA”


    A palavra SOTERIOLOGIA é a junção de dois vocábulos gregos, SOTERIA que significa – SALVAÇÃO e LOGIA que significa – ESTUDO ou tratado. Portanto “soteriologia” é o ESTUDO DA SALVAÇÃO. É o tratado (estudo ou obra desenvolvida acerca de uma ciência) bíblico a respeito da SALVAÇÃO DO MUNDO (homem e universo). É uma parte da Teologia Sistemática que trata e Estuda a Doutrina da Salvação. 

O Termo “SOTERIA” é também usado para
                         designar:


a) – Segurança – II Tm 1.12b “... porque eu sei em quem tenho crido, estou CERTO de que é poderoso para guardar o meu deposito até aquele dia”. Hb 3.14.

b) – Salvação Futura – Rm 13.11 “E isto digo, conhecendo o tempo, que é já hora de despertarmos, do sono; Porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando ACEITAMOS A FÉ”. Ver também. Lc 21.28 / Hb 9.28 / I Pe 1.5 / Fl 2.12 / Mc 13.13.

c) – Livramento de um PERIGO IMINENTE (Próximo / Emergente) – Mc 16.16 “Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado”.

  O conceito geral, portanto de estar salvo é: ESTAR LIVRE DO PASSADO, PROVANDO TODAS AS BENÇÃO DO PRESENTE E LIVRE COMPLETAMENTE DO PERIGO FUTURO(PRÓXIMO). É ESTAR TOTALMENTE SEGURO, FIRME E INABALÁVEL EM QUALQUER MOMENTO DA VIDA.


  Através desse estudo, constatamos um grande fato teológico, que é a volta do homem a Deus, o qual denominamos de salvação. Entretanto, a Bíblia descreve esse fato com outras terminologias, o que naturalmente, enriquece esse fascinante estudo. Vejamos as terminologias Bíblica sobre esse fato teológico, que é Salvação, o retorno do homem ao seu Criador,restituindo a comunhão com Ele dantes perdida por causa do pecado:

2.1 – RESTAURAÇÃO – Isto é uma nova criação. “Assim que se alguém está em Cristo, NOVA CRIATURA é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”. II Cor 5.17

2.2 – FILIAÇÃO – Isto é uma regeneração, um novo nascimento – numa nova família. “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; aos que crêem no seu nome, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do
varão, mas de DEUS”. Jo 1.12-13.

2.3 – JUSTIFICAÇÃO – Isto é uma absolvição da pena, uma extinção da culpa. “Sendo pois, justificados pela fé temos paz com Deus, por nosso senhor Jesus Cristo” Rm 5.1

 2.4 – RECONCILIAÇÃO – Isto é o reatamento das relações pessoais, antes interrompidas pela inimizade e o estabelecimento da paz duradoura. “Porque se nós, sendo inimigos de Deus, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida” Rm 5.10


2.5 – SANTIFICAÇÃO – Isto é, uma limpeza completa, Purificação Total (dentro e fora): “E é o que haveis sido lavados, mas haveis se santificados... “ I Cor 6.11

2.6 – REDENÇÃO – Isto é um resgate, o pagamento de um preço, a remissão de uma divida. 
  ”Porque fostes comprados por bom preço; Glorificai a Deus no vosso corpo. E no vosso Espírito os quais pertencem a Deus” I Cor 6.20

   Graças a Deus pela Salvação providenciada por Deus-Jeová, para nós outros, mesmo antes da fundação do mundo, nos tempos eternos, e pelo “cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo” Ap 13.8. Honras e Glórias para todo sempre.

INSTITUTO TEOLÓGICO BETEL DO ABCD  

............................................................................................................................. 

SOTERIOLOGIA / TEOLOGIA SISTEMÁTICA



.............................................................................................................................

DETALHES SOBRE A SALVAÇÃO ENTRE OUTROS TEMAS NO TÓPICO ABAIXO


Nenhum comentário:

Postar um comentário

E SE FOSSE VOCÊ?

E SE FOSSE VOCÊ?

Postagens populares

.

DOUTOR DA IGREJA GREGA - MAIOR PREGADOR DA IGREJA PRIMITIVA - MESTRE DA RETÓRICA, DA HOMILÉTICA!

DOUTOR DA IGREJA GREGA - MAIOR PREGADOR DA IGREJA PRIMITIVA - MESTRE DA RETÓRICA, DA HOMILÉTICA!
Você deseja honrar o corpo de Cristo? Não o ignore quando ele está nu. Não o homenageie no templo vestido com seda quando o negligencia do lado de fora, onde ele está malvestido e passando frio. Ele que disse "Este é o meu corpo" é o mesmo que diz "Tu me vistes faminto e não me destes comida" e «quantas vezes o fizestes a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim o fizestes» (Mateus 25:40)... Que importa se a mesa eucarística está lotada de cálices de ouro quando seu irmão está morrendo de fome? Comeces satisfazendo a fome dele e, depois, com o que sobrar, poderás adornar também o altar.

João Crisóstomo, Comentário sobre Mateus

♛ Uma das características mais recorrentes das homilias de João Crisóstomo (347-407) é sua ênfase no cuidado com os necessitados. Ecoando temas do Evangelho de Mateus, ele exorta os ricos a abandonarem o materialismo para ajudar os pobres, empregando todas as suas habilidades retóricas para envergonhar os ricos e obrigá-los a abandonar o consumismo mais conspícuo:


“Honras de tal forma teus excrementos a ponto de recebê-los em vasilhas de prata quando outro homem criado à imagem de Deus está morrendo de frio?”


— João Crisóstomo