"AO CONTRÁRIO DE MUITOS, NÃO NEGOCIAMOS A PALAVRA DE DEUS VISANDO A ALGUM LUCRO; ANTES, EM CRISTO FALAMOS DIANTE DE DEUS COM SINCERIDADE, COMO HOMENS ENVIADOS POR DEUS". 2 Coríntios 2. 17



quarta-feira, 29 de julho de 2009

* Geografia Bíblica / Artigos

Geografia Bíblica / Livro de Claudionor de Andrade
Geografia Biblica





GEOGRAFIA BÍBLICA






(clique nas fotos para melhor visualização) 






























ENTENDA O CONFLITO DE ISRAEL E PALESTINA 






     CIDADE DE SIQUÉM     



Juízes 9 - Abimeleque, filho de Gideão, tentou se fazer rei de Israel tomando Siquém, um importante centro comercial e político. Recebeu fundos do "templo de Baal-Berite" (Jz 9.4), também conhecido como "Baal da Aliança". Baal era o deus cananeu da tempestade e deus da fertilidade. As referências ao "templo do seu deus" (v.27), à torre de Siquém (v. 46,47,49) e ao templo de El-Berite" (v.46) estão aparentemente relacionadas com o mesmo templo. Várias descobertas arqueológicas em Siquém têm ligação direta com Juízes 9. 

* Um grande templo-fortaleza escavado ali foi identificado como o templo citado nessa capítulo. Foi construído no século XVII a.C. e durou até a destruição da cidade por Abimeleque, no século XII a.C. É o maior templo já descoberto em Canaã, medindo 21 por 26 metros, com fundações de 5 metros de espessura. 

* Na parte da frente, está o pátio com uma pedra sagrada de 1,5 metro de largura e 4 metros de espessura. Ela se quebrou há muito tempo, mas ainda mantém os 1,5 metro de altura. Essa pedra sagrada pode ser a "coluna" perto da qual a cerimônia de coroação foi realizada quando Abimeleque foi declarado rei (v.6). 

* O portão da cidade do tempo de Abimeleque foi escavado na parte leste do sítio. Foi desse ponto que o rival de Abimeleque, Gaal, avistou Abimeleque e seus homens se aproximando da cidade (v. 35-37). Deixando a segurança dos muros de Siquém, Gaal engajou-se na luta contra Abimeleque, mas foi derrotado. O portão é de uma estrutura impressionante, com cerca de 16,5 metros de largura e 13,4 metros de profundidade, e esteios (largas placas de pedra) verticalizados escoram os muros. 

* Foram encontradas evidências de destruição maciça datadas do tempo de Abimeleque, atestando a tragédia enfrentada pela cidade (v.45). 

Bíblia de Estudo Arqueológica 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E SE FOSSE VOCÊ?

E SE FOSSE VOCÊ?

Postagens populares

.

DOUTOR DA IGREJA GREGA - MAIOR PREGADOR DA IGREJA PRIMITIVA - MESTRE DA RETÓRICA, DA HOMILÉTICA!

DOUTOR DA IGREJA GREGA - MAIOR PREGADOR DA IGREJA PRIMITIVA - MESTRE DA RETÓRICA, DA HOMILÉTICA!
Você deseja honrar o corpo de Cristo? Não o ignore quando ele está nu. Não o homenageie no templo vestido com seda quando o negligencia do lado de fora, onde ele está malvestido e passando frio. Ele que disse "Este é o meu corpo" é o mesmo que diz "Tu me vistes faminto e não me destes comida" e «quantas vezes o fizestes a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim o fizestes» (Mateus 25:40)... Que importa se a mesa eucarística está lotada de cálices de ouro quando seu irmão está morrendo de fome? Comeces satisfazendo a fome dele e, depois, com o que sobrar, poderás adornar também o altar.

João Crisóstomo, Comentário sobre Mateus

♛ Uma das características mais recorrentes das homilias de João Crisóstomo (347-407) é sua ênfase no cuidado com os necessitados. Ecoando temas do Evangelho de Mateus, ele exorta os ricos a abandonarem o materialismo para ajudar os pobres, empregando todas as suas habilidades retóricas para envergonhar os ricos e obrigá-los a abandonar o consumismo mais conspícuo:


“Honras de tal forma teus excrementos a ponto de recebê-los em vasilhas de prata quando outro homem criado à imagem de Deus está morrendo de frio?”


— João Crisóstomo