"AO CONTRÁRIO DE MUITOS, NÃO NEGOCIAMOS A PALAVRA DE DEUS VISANDO A ALGUM LUCRO; ANTES, EM CRISTO FALAMOS DIANTE DE DEUS COM SINCERIDADE, COMO HOMENS ENVIADOS POR DEUS". 2 Coríntios 2. 17



segunda-feira, 13 de abril de 2009

Os Gigantes Bíblicos

OS GIGANTES BÍBLICOS



Gigantes Recentes:

Um pouco menores do que o famoso Golias, o filisteu que desafiou o exército de Israel, os gigantes mais recentes registrados têm altura entre 2,50 e 2,80 metros. Nas fotos abaixo estão alguns dos mais famosos:O russo Machnov (1882-1905) visitando o Hipódromo de Londres.




As informações aqui contidas foram extraídas de diversas fontes arqueológicas e analisadas de acordo com os relatos bíblicos.A maior parte das evidências foi encontrada no período entre 1960 e 1990, porém as tradições dos lugares envolvidos relatam nomes e fatos desde a antiguidade, passados de geração em geração através da escrita, de objetos e de nomes dados aos locais sobre os achados arqueológicos que comprovam os textos mais lidos no mundo.Foram colocadas referências bíblicas dos fatos históricos para que o internauta possa acompanhar, mesmo sem base ou conhecimento da Bíblia.

"Naquele tempo viviam gigantes na terra, como também daí por diante, quando os filhos de Deus se uniam às filhas dos homens e elas geravam filhos. Estes são os heróis, tão afamados nos tempos antigos". Gênesis 6.4"Outrora habitavam emim, nessa terra, Era um povo grande e numeroso, e alta estatura, como os anacim.

Também eles eram considerados refaim, como os anacim; mas os moabitas chamavam-nos emim" Deuteronômio 2.10-11"Porque Og, rei de Basã, era o único que restava da raça dos refaim. Vê-se ainda o seu sarcófago, um sarcófago de basalto, em Rabat, cidade dos aminitas. Tem nove côvados [4 metros], de comprimento e quatro de largura [1,78 metros] em côvados ordinários." Deutoronômio 3.11"Vimos até mesmo gigantes, filhos de Enac, da raça dos gigantes; parecíamos gafanhotos comparados com eles." Números 13.33
Há cerca de 5.500 anos, a estatura humana era sobremodo elevada. Existiam homens na Mesopotâmia cuja estatura ultrapassava 4 metros. Os primeiros gigantes, chamados na Bíblia de Nefilim (enfilim no original hebraico que significa "caídos" ou "desertores") poderiam ser ainda mais altos.
Nos finais dos anos 50 durante a construção de uma estrada no sudeste da Turquia, em Homs e Uran-Zohra no Vale do Eufrates, região próxima de onde viveu Noé após o dilúvio, foram encontradas várias tumbas de gigantes. Elas tinham 4 metros de comprimento, e dentro de duas estavam ossos da coxa (fêmur humano) medindo cerca de 120 centímetros de comprimento.

Calcula-se que esse humano tinha uma altura de aproximadamente 4 metros e pés de 53 centímetros. Uma cópia do osso (fotos abaixo) está sendo comercializada pelo Mt. Blanco Fossil Museum na cidade de Crosbyton, Texas, EUA, ao preço de 450 dólares.

"Não ficou um só enacim na terra dos filhos de Israel; só ficaram alguns en Gaza, em Get e em Azot."Josué 11.22"Hebrom chamava-se outrora Cariat-Arbé; Arabé foi o maior homem entre os enacim. E a terra ficou a partir de então, tranquila e sem guerra. " Josué 14.15
Outros grupos de gigantes chamados de Anaquim e Refaim (ou Emim) se instalaram na Palestina entre o Mar Morto e a faixa de Gaza. Os israelitas mataram todos os gigantes desta região sobrando apenas o rei Ogue (na região norte da atual Jordânia) e alguns que foram para a faixa de Gaza (região entre o Mar Mediterrâneo e a cidade de Gaza).

"Saiu do acampamento dos filisteus um campeão chamado Golias, de Get, cuja altura era de seis côvados e um palmo [2,89 metros]." 1 Samuel 17.4 Golias é o gigante mais famoso da história. No entanto não chegava a 3 metros de altura.
No Parque do Dinossauro, próximo de Glen Rose no estado do Texas, EUA, nos arredores do Rio Paluxy existem várias pegadas de dinossauros e humanos juntas. Segundo estudos feitos em cortes da seção transversal. Tem 45 cm e pela estimativa a mulher possuía cerca de 3,05 m de altura e 454 kg de peso.

Gigantes de 24 dedos
"Houve ainda um combate em Get. Lá havia um homem de alta estatura que tinha seis dedos em cada mão e em cada pé, ao todo vinte e quatro; também ele era da descendência da Rafa." 1 Crônicas 20.6
Pela narrativa, os israelitas se surpreenderam com esse gigante. Embora seja bastante curiosa, a anomalia dos 24 dedos é encontrada em humanos até hoje (fotos acima).


Em 1876 chegou em Londres um gigante fossilizado de 3,65 metros com 6 dedos no pé direito. Ele foi desenterrado por Mr. Dyer durante uma operação mineira em County Antrim, Irlanda. Em seguida foi levado para exposição em Dublin, Liverpool e Manchester. Numa edição de Dezembro de 1895, a revista British Strand Magazine publicou uma foto do fóssil tirada no depósito de mercadorias da Broad Street da Companhia de Estrada de Ferro North-Western, sendo mais tarde reimpressa no livro Traces of the Elder Faiths of Ireland de W. G. Wood-Martin .

Gigantes com Dinossauros

Uma pegada de gigante encontrada junto com outra de Acrocantossauro. Comparando os tamanhos, calcula-se que a altura do humano era bem próxima a do animal (pouco acima dos 4 metros).

Um comentário:

  1. Caro Michael, aPaz do Senhor!

    Parabéns pelo blog, gostei muito do artigo apologético, muitas pessoas criticam a narrativa bíblica acerca do gigante golias e outros.Uma vez mais podemos ver, embora não precisemos de constatações científicas, que a Bíblia tinha, e tem a razão.

    Abraço.

    ResponderExcluir

E SE FOSSE VOCÊ?

E SE FOSSE VOCÊ?

Postagens populares

.

DOUTOR DA IGREJA GREGA - MAIOR PREGADOR DA IGREJA PRIMITIVA - MESTRE DA RETÓRICA, DA HOMILÉTICA!

DOUTOR DA IGREJA GREGA - MAIOR PREGADOR DA IGREJA PRIMITIVA - MESTRE DA RETÓRICA, DA HOMILÉTICA!
Você deseja honrar o corpo de Cristo? Não o ignore quando ele está nu. Não o homenageie no templo vestido com seda quando o negligencia do lado de fora, onde ele está malvestido e passando frio. Ele que disse "Este é o meu corpo" é o mesmo que diz "Tu me vistes faminto e não me destes comida" e «quantas vezes o fizestes a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim o fizestes» (Mateus 25:40)... Que importa se a mesa eucarística está lotada de cálices de ouro quando seu irmão está morrendo de fome? Comeces satisfazendo a fome dele e, depois, com o que sobrar, poderás adornar também o altar.

João Crisóstomo, Comentário sobre Mateus

♛ Uma das características mais recorrentes das homilias de João Crisóstomo (347-407) é sua ênfase no cuidado com os necessitados. Ecoando temas do Evangelho de Mateus, ele exorta os ricos a abandonarem o materialismo para ajudar os pobres, empregando todas as suas habilidades retóricas para envergonhar os ricos e obrigá-los a abandonar o consumismo mais conspícuo:


“Honras de tal forma teus excrementos a ponto de recebê-los em vasilhas de prata quando outro homem criado à imagem de Deus está morrendo de frio?”


— João Crisóstomo